quarta-feira, novembro 28, 2012

Um mundo em mudança

Desde as tribos nomades caçadoras-colhetoras até as ameaças nucleares do século XX, o mundo mudou de forma consistente, mas nunca de forma tão rápida como nas últimas cinco décadas e nem perdo to que do que tem condições de mudar nos próximos anos.

As pressões de um planeta ecologicamente doente, uma economia amarrada e sem condições de manter seu estado expansionista por muito tempo. Com populações ainda vivendo em situação medieval e muita riqueza mal distribuida, faz-se necessário uma mudança em aspectos gerais de fabricação, venda e consumo. Afinal o capitalismo não exatamente venceu um modelo de economia planificada pregada pelo socialismos, ambas as ideologias tem suas inviabilidades. Com a expectativa de ter 70% da população vivendo em cidades, há de se encontrar uma forma melhor de se trabalhar no campo, se distribuir melhor a comida, mudar aspectos de saúde e higiene pois nunca houve tanta gente em tão pouco espaço. 

Uma sociedade mais participativa vai poder ser mais democrática e melhor organizada, hoje dispomos de todas as ferramentas tecnológicas para uma mudança nas formas de consumo e participação civil. A participação da sociedade e o seu engajamento são fatores cruciais para toda e qualquer mobilização ou mudança de hábitos que forem propostos, daí a importância dos meios de comunicação virtuais, onde existe um caminho recíproco de interlocução entre governos e sociedade.
 
Num meio urbano saturado se faz necessário um melhor controle de trafego, uma melhor distribuição de alimentos, energia e água, novos dispositivos de segurança e saúde estarão entre as grandes demandas sociais. Pelo lado econômico, o encolhimento de cadeias produtivas, um recolhimento de lixo mais eficiente podem vir a ser o início de uma série de melhorias possíveis para sermos uma geração que construa o futuro de forma inteligente. Nós somos a mudança que esperamos para o mundo.

Nenhum comentário: