quinta-feira, novembro 29, 2012

Perspectivas tecnológicas para o sistema financeiro

Sistema financeiro global, economias interligadas, bancos transnacionais, dinheiro virtual, cybercrimes, existe muito a ser conquistado na nossa economia, sistemas capazes de predizer tendências baseadas em dados históricos e análises em tempo real podem marcar a tendência desse nicho de mercado, mas são controles contra fraudes em sistemas financeiros, que deveriam passar a ser a maior necessidade do mundo em meio ao caos da crise econômica de 2008 que colocou a prova e a penúria economias ditas como fortes.

Toda a crise de 2008 foi causada por falta de mecanismos de controles para aplicações, o que deixou o mundo a merce do que os playboys de Wall Street faziam. Não faziam por mera irresponsabilidade, incompetência ou leviandade. Os melhores e mais preparados economistas do mundo não erravam, eles enriqueciam. A aproximação do governo americano com essa corja e a falta de regulamentação do setor indicam forte interesse em uma quebradeira geral. A falta de culpados comprova a fraude. Havendo vontade política, é possível monitorar todo um sistema regulatório como é feito hoje no Brasil (que da aula nesse campo).

Do ponto de vista de "business to consumer", com mais informações coletadas sobre consumo e relacionamento, é possível criar serviços personalizados mais ágeis e assim atingir satisfação dos clientes e a confiabilidade do mercado. Isso sem nunca esquecer a performance e a abrangência gerada pelas consultas e transações via internet, sistemas tributários mais abrangentes e complexos com boa transparência para o consumidor final. Tudo isso, com sistemas de segurança muito bem consolidados e que não comprometam a performance.

Comprar em qualquer lugar, qualquer montante,sem levar dinheiro em especie, sem precisar converter moedas e pagando os devidos tributos, esse é o futuro!

Nenhum comentário: