segunda-feira, setembro 09, 2013

A segunda idade adulta

Um fenômeno a pouco tempo estudado é uma tendência do homem a se renovar em ciclos, conforme a idade e seu amadurecimento. Tínhamos a infância, adolescência, a idade adulta e a velhice. Muito em função do ritmo de vida que levamos e do aumento da expectativa de vida acabamos a encurtar essas etapas e criar novas "idades" para suprir todo o leque de oportunidades criadas para cada uma delas. Hoje falamos de meia idade, pré adolescência, terceira idade, e segunda idade adulta.
Sob o ponto de vista mercadológico observar esse tipo de tendência social é importante para as empresas disporem de produtos e serviços mais voltados para cada idade, a assim atender melhor cada nicho, além de lucrar mais. Temos hoje desde crédito especial da terceira idade até pacotes de viagens para a "feliz idade", passando por produtos para pré adolescentes que não querem mais fazer a festa de aniversário do mickey numa casa de festa.
A grande mudança, no entanto não é a criação de um mercado consumidor segmentado, isso seria feito de alguma outra forma, mas existe aí uma mudanças cultural importante. Um homem de idade entre os 55 e 75 anos no passado estaria se aposentando, mas hoje eles procuram outras atividades profissionais ou não, remuneradas ou não, mas que lhes dêem maior qualidade de vida sendo mais produtivo numa idade em que no passado seria descartado. Isso ocorre devido a diversos fatores que vão desde o costume de ser ativo por toda a vida, ou falta de renda complementar para a velhice, ou até mesmo carência de mão de obra especializada no mercado de trabalho. Em geral essa "segunda idade adulta" não tem idade certa para começar estudos apontam os 65 anos como os normais para uma reestruturação da vida, porém  as fases estão cada vez mais encurtadas devido a precocidade do mundo. Quem começa a estudar cedo, se forma cedo, começa a trabalhar cedo e ... se aposenta precocemente. Quem inicia uma vida sexual cedo tende a ter filhos mais cedo e tê-los adultos sem a responsabilidade de ser pai mais cedo também. Sem os filhos em casa é possível viajar, realizar sonhos não possíveis quando se tem crianças
Os planos para a segunda idade adulta em geral começam com as frustrações da primeira, é aí que talvez tenhamos o amadurecimento e desprendimento necessários para poder optar e escolher os novos caminhos que queremos trilhar. É aos 40 ou 50 que pensamos nos planos impossíveis de serem concretizados e é mais tarde na vida que é possível abdicar de ganhar dinheiro para começar uma segunda carreira que lhe de satisfação. 
Vemos a nossa volta claros exemplos de homens que começaram a correr maratona aos 45, outros que voltaram para a mesa da escola aos 50, ou o velhinho simpático que faz curso de italiano aos 70. Planos pessoais estão cada vez mais perto da nossa motivação e isso faz com que o inibido escritor da adolescência resolva lançar seu primeiro livro aos 80 e o faz caminhar na praia para ir para a aula de Stand up Padle  aos 65  e emendar a noite numa aula de dança de salão. A vida é próspera e a idade é vasta para quem quer fazer tudo valer a pena nessa vida.
Existem ainda muitos que vivem na contramão dessa precocidade e que esticam a vida adulta, morando com os pais ou continuando ativo na mesma profissão por mais tempo, porém a tendência é não se aposentar tão cedo. Simplesmente porque o homem moderno tem uma necessidade além de ser ativo, a de ser produtivo, a sociedade agradece !

Nenhum comentário: