segunda-feira, dezembro 03, 2012

O Reflexo e a Reflexão

Eis que, do rápido instante fez-se uma ação. Por vezes planejada, outras não. De um momento para o outro uma explosão de reações químicas fazem o corpo responder com urgência a demanda do mundo exterior, o reflexo se faz dessa explosão. 
Sem pensamentos profundos, sem margem para erros ... sem pensar, são reflexos, são respostas. São eles que mais causam erros. Contra um ato reflexo, a força de uma reflexão, um pensamento contínuo forte e amadurecido, porém, às vezes excessivo e desprezado. Pensamento em detrimento à ação. Se agir sem pensar pode ser um risco.... ficar só no pensamento, nos leva a um impasse de quando começar com a ação em si.

Os dois sentimentos amblíguos se completam: quando a reflexão nos leva a um reflexo, ou do reflexo se dá uma reflexão. Quando separados, esses dois fenômenos se tornam passivos, ou reativos. Essa contraposição é importante para medir o grau de autonomia com que levamos as nossas vidas pois refletir sobre o mundo gera melhor domínio de habilidades que possam gerar um reflexo positivo.


Nenhum comentário: