terça-feira, fevereiro 04, 2014

CAMS - Social

Nunca houve tanta interação num grau e abrangência tão grande entre as pessoas. Essa interação, feita de maneira tão rápida e eficaz mudou a história da humanidade, muda a cada dia a forma como se comunica, como se consome, e isso amplia  a condição humana.  Tudo é compartilhado, desde o conhecimento mais específico até o amor. novas ferramentas devem preparar as empresas a lidar com todo esse engajamento social, que pode criar padrões e tendências de consumo. Criou-se o conceito de "analista de mídia social", isso deixa as empresas antenadas com os zilhões de terabytes que são registrados diariamente nas redes sociais. Através dessa análise,  é possível tomar ações de marketing, comunicação e etc de modo a fixar posição no mercado como vantagem competitiva aos concorrentes. Essa análise quantitativa e qualitativa deve ser feita em tempo real. Mais da metade das empresas vão investir mais de $50 Bilhões em Social Business nos próximos 3 anos. Um exemplo do poder do Social no mercado seria uma campanha contra os preços altos praticados nas praias e bares do Rio de Janeiro. Uma empresa que está vendo esse movimento já pode contra atacar reduzindo preços e anunciando isso nas próprias redes sociais. Se a campanha é para levar um isopor com bebida de casa, uma rede de loja de utilidades pode muito bem anunciar uma promoção de isopores pequenos na própria rede. Outro bom exemplo foi verídico e muito sério quando durante a Tsunami da Ásia em 2012 alguns pesquisadores da IBM se juntaram numa rede social para trabalhar em cima da previsão meteorológica e assim indicar aonde a corrente de águas radioativas iria passar, aonde ocorreriam chuvas e ondas. A iniciativa reuniu 1200 pesquisadores de mais de 40 países e chegou-se a indicar qual a melhor forma de se recuperar registros médicos perdidos durante o desastre. Assim se fazem campanhas imediatas de ajuda, mas assim também é possível se fazer marketing, criar novos produtos ou mesmo avaliar a performance de um serviço prestado. 
A abrangência de redes sociais não pode estar vinculada ao Orkut, Facebook ou Twitter as redes sociais são muito maiores, com abrangências específicas por nicho de consumo como diferenciais em cada país, utilizando-se de diversos dispositivos, um determinado aplicativo comprado pelo Google Play pode ter uma série de péssimas avaliações enquanto o mesmo aplicativo no Apple Store pode ser bem avaliado, o problema pode ser identificado como o empacotamento da versão Android ou problema na própria instalação oferecida pelo Google.
Existe um leque enorme de inferências que podem ser usadas, hoje isso pode ser uma vantagem competitiva, em poucos anos será padrão, como quem faz vendas pela internet começou a uns 4 ou 5 anos atrás. Quem não tiver não sobrevive ! Viva e verá ... 

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