sexta-feira, junho 21, 2013

Vândalos

Muita gente está indignada com os atos de vandalismo espalhados pelo país afora, os vândalos "infiltrados"nas passeatas pacíficas se aproveitam para fazer uma quebradeira generalizada a troco de nada .... será mesmo só isso como a mídia prega? Sou completamente contrário esses atos de vandalismo, e os acho de extrema burrice, mas esse fenômeno não é tão simples de se justificar como atos da banditismo e vemos aí um resultado social de anos e anos. 

Toda essa mobilização nacional é louvável mas é muita indignação mal canalizada ainda mais sem líderes que coloquem em planos o desejo popular. Existem grupos com as mais diversas expectativas e isso mostra que o povo desunido nunca será vencido. Ao mesmo tempo em que uns não querem mudança porque gostam de ver uma copa no Brasil em estádios suntuosos e que pagam por isso e pelo plano de saúde, outros vêem o circo armado sem poder participar e esperam na fila do SUS.

Acho uma tremenda burrice quebrar tudo que no fim nós mesmos vamos pagar, e tem burrice demais pelas ruas, é um tal de gente se perguntando porque continuam com a mobilização se já se reduziram as passagens em R$0,20 e de outro lado gente opinando sobre a PEC37, coisa que poucos sabem o que é ? Nessa hora as instituições fragilizadas nem opinam, o legislativo não discursa sobre as coisas, o judiciário se omite, o executivo se protege. Creio que teremos alguma reviravolta do executivo nas próximas horas para jogar um pano momentâneo nisso tudo, mas também colocar os mensaleiros direto na cadeia de uma hora pra outra pode servir de exemplo de que as coisas estão andando mas vai atiçar mais ainda o povo. 

Vamos ao tema inicial desse texto, o vandalismo... o que está acontecendo? Durante 50 anos uma revolta é reprimida nesse país, gente pobre das periferias, já brigaram por reforma agrária, por democracia, contra fome, por salário mas ganhou desmandos, circo e corrupção em troca. As instituições estão tão desacreditadas que essa parte da população, acostumada em resolver seus problemas sozinhos, não as reconhece mais. O movimento anarquista toma vulto e o alvo são as instituições políticas e capitalistas, quando um cara passa em frente a um Palácio suntuoso como o Tiradentes, ele quer lá saber se é prédio histórico, tombado e etc? Não aquilo não significa mais nada pra ele, ele não tem discernimento ele não teve educação, a lei é ele! Sempre foi! Quantas vezes o Itaú, o Santander e etc não achacaram o povo cobrando os maiores juros do mundo? Quantos bilhões não lucraram enquanto o povo não vivia na penúria, essa revolta move um triste e tardio sentimento de vingança, e quebrar um vidro do Itaú expressa essa revolta desmedida. Tem muito ex funcionário demitido do banco, ou cara que é achincalhado pelos maus serviços das operadoras de telecomunicações, destilando toda a raiva em vidraças e saques, não é justificável, mas compreensível de certa forma, quantas vezes você já não quis entrar numa loja e quebrar tudo?

Os responsáveis por essa falta de canalização não são as crianças que se dizem os líderes do movimento de passe livre. Eles começaram a reivindicar uma coisa banal, a revolta foi estopim para se avolumar em centenas de outras coisas. Anos de ditadura, somados a penúria econômica do governo Sarney, as palhaçadas de Collor e aos saques do patrimônio feitos nos tempos de FHC foram cozinhados em fogo brando quando o PT assumiu carregando o sonho de milhões de brasileiros. A tensão social era contida por um líder chamado Lula, que como Tito na antiga Iugoslávia, conseguia tratar as diferenças com respaldo de ter tido um passado pobre e lutador das causas do povo. Mas o PT continuou a usar práticas do PSDB e isso formou uma horda de descontentamento, o que é terreno fértil para fascistas e anarquistas de muita ação e de discurso fácil. Se a polícia atua é repressão, se não atua é omissa. Não é difícil ver que o povo não está unido e que as instituições estão falidas, apesar de fortes ....

No vácuo dessa indecisão segue minha listinha de prioridades:

- Dilma no poder até o fim do mandato, com total respeito as instituições.
- Reforma tributária e fiscal entrando com prioridade total no congresso
- PEC 37 suspensa

- Prisão dos mensaleiros
- Manutenção da Copa e das olimpíadas com auditoria nas contas e prisão dos responsáveis por superfaturamentos.

- Priorização dos investimentos do PAC para obras de saneamento, educação e saúde 
- Reformas de portos, aeroportos, estradas, a cargo de investimento privado.
- Fim de foro privilegiado para qualquer ocupante de cargo público (Cabralzinho, nessa tu cai !).


 
 

Nenhum comentário: