quarta-feira, junho 19, 2013

Micareteiros

Eis que existe um grupo de "líderes" manifestantes alocados no meu prédio ! Foi fácil descobrir isso, as discussões políticas giram em voz alta, por longas horas, assistindo o que eu acho que são os vídeos das passeatas, isso tudo é visto entoando palavras de ordem e cantando RAP de pior qualidade. Apesar de empolgados eles acham que estão fazendo a Primavera Árabe aqui, pensam que são os verdadeiros líderes das massas (não me representam) e bradam que toda revolução teve lutas, saques e etc. Será que somos uma nova espécie de revolução francesa? Ou vamos derrubar a presidenta eleita democraticamente e com 67% de aprovação popular numa primavera brasileira?

Sim muita coisa está errada nesse país mas uma "revolução" agora seria pra que mesmo ? Jovens sem liderança iam conseguir melhorar algo? Hoje brincando na padaria perguntei pro atendente quem ele acha que o representaria bem na política...descobri então que o maior líder brasileiro da atualidade vem a ser : Romário ! É ... estamos bem, provavelmente em São Paulo falariam se tratar do deputado federal mais votado do país, o Tiririca. Num cenário político bipolar como o nosso quem não apóia o PT, apoiou FHC, ou finge não apoiar nenhum dos dois ! Aí temos denúncias de mensalão por um lado e de privataria tucana de outro, ninguém se salva, temos então que passar a limpo nossos quadros políticos, mas apartidariamente como conseguiremos isso? Sem organização numa estrutura horizontal, tudo sendo discutido pelo povo, aham ... interessante na teoria, mas pelo visto os "líderes" nunca estiveram numa sessão plenária e não sabem como as coisas realmente funcionam. Idealismos os faz pensar que o dinheiro não fala mais alto e que a Patricinha do Leblon vai continuar apoiando o movimento mesmo que eles confisquem as riquezas do mundo, como estão bradando no andar de baixo, e seja lá o que isso significa!

Falta transformar toda essa força .. essa indignação em algo estruturado, renovador e o campo é fértil para o bem e para o mal. Foi em condições como essas que os movimentos caóticos assumiram o poder nos países primaveris e o caos continua até hoje, sem ditadura, é claro mas com muito "controle revolucionário". Foi em ambiente fértil como esse que o fascismo cresceu. Mas no país da micareta e o futebol, isso provavelmente vai ficar pra depois da Copa quando os líderes derem em si que passagens de ônibus vão cair, alguns deles forem corrompidos e o certo é que o movimento de ontem renderá frutos sim ! Daqui a anos, quando esse líderes amadurecerem e estiverem democraticamente no poder. Estão associando muito o movimento com a campanha das diretas e o Fora Collor dos Cara Pintadas. Bem, a campanha das diretas foi feita em plena ditadura, com líderes, artistas, ativista e uma mola de 21 anos comprimida e nem por isso a causa foi vencedora. Nesse interim um grande líder da massas contra a corrupção foi Fernando Collor de Mello, o presidente pompom muitos se decepcionaram com ele, eu nunca lhe acreditei. O Fora Collor parecia uma micareta, onde seria possível derrubar o presidente no encontro dos trios. O dito cujo era, mais sujo que pau de passarinho e que ao longo do processo perdeu o apoio da Globo e da mídia como um todo. Muitos interesses escusos fizeram a caveira dele e aqueles que o apoiavam mudaram de lado para continuar por cima da carne seca. Os líderes da época tinham vivido o ranço da ditadura e sabiam bem como conduzir a situação. O grande "líder" jovem da época é o Lindberg de hoje. Nunca me decepcionei com ele, porque nunca acreditei nele!

Agora vamos para o ano de 2013, o povo acordou, ótimo! O que queremos? É vago, queremos tudo ... e nesse caso, tudo é nada ! Precisamos de líderes? Não ! Fazemos tudo pela internet! Precisam de partidos políticos? Não ! Somos contra a política. E vão conseguir como, andando pelas ruas ? Precisamos de mais ... do que caminhadas, precisamos de articulação, mobilização, inteligência e principalmente da tão decepcionante política, e eu nunca acreditei nela!

Nenhum comentário: