terça-feira, junho 18, 2013

Longe dos vinte centavos

Quando comecei a escrever esse texto, tive que parar para acompanhar a movimentação das ruas que foi muito intensa e que tomou um volume mais rápido que minhas palavras, sim o povo está indignado. Já deveria estar a muito tempo, mas desde o movimento dos caras pintadas existe um vácuo de estímulo para reivindicar direitos, a grande festa da democracia se tornou um marasmo completo, as lutas sociais foram acalmadas pela entrada de Lula no poder, e aí a esperança em dias melhores deu lugar a uma passividade. Nossos líderes, onde estão ? Quem são ? Ainda existem líderes, organizações políticas sólidas, verticais, comandadas por idealismo político ? Não, nossos líderes morreram, corromperam-se ao sistema, mais um vácuo instalou-se.

Enquanto a moeda novamente da sinais de de desgaste, nossos tributos continuam sendo os mais altos e complexos do mundo, cade a reforma tributárias, os políticos ... ah ! São culpa de quem vota neles, eu sei mas a classe política ficou cada vez mais desacreditada depois do mensalão, o escândalo símbolo da impunidade e da morosidade da justiça. Veio então o advento dos grandes eventos não é de investimento em estádios superfaturados, que o país precisa, todos gostam da Copa, mas a Dona FIFA instaurou-se aqui como se fosse a república dos desmandos. Cade o investimento em saúde, em educação, em transporte? Que legado a copa nos deixará ? Estádios bonitos e menores que nossa paixão por futebol?  Mega estádios com estilo frio europeu ? O Brasil precisa de escolas... o Brasil precisa de respeito e quando menos se esperava, a Copa começou na figura da Copa das Confederações e o povo percebeu, "epa só me enganaram até agora!", estamos começando a Copa e os estádios estão mal acabados, o PAC não andou, a inflação voltou, o Pré Sal não emplacou, o nível de serviços continua ruim e pra completar aumentaram R$ 0,20 nas passagens de ônibus de São Paulo, um estopim ! Ali aqueles jovens nem podiam ter a dimensão do que faziam, mas a indignação deles foi reprimida com violência por policias mal preparados (imagina na Copa !). O movimento se agigantou, mais que brigar por R$ 0,20 começou-se a brigar pela violência no trânsito, pelo descaso das autoridades em discutir uma forma de acabar com a ineficiência da malha de transportes públicos.

A forma como o movimento foi tratado pelas autoridades de São Paulo, fez o país inteiro ver que algo está errado. Quem paga impostos extorsivos e quem paga o salário do policial despreparado que o axincalha na rua, está de saco cheio, a cobertura completamente parcial da imprensa foi desmascarada por um fenômeno da modernidade, a internet e as redes sociais. Mais que estudantes, o povo, mal representado pelos políticos tomou as casa do poder. Uma primavera está chegando e para onde vai nos levar, ninguém sabe mas no mínimo isso serviu de alerta e fez o povo novamente se sentir orgulhoso de ser brasileiro, e olha que nem foi por causa da seleção. Questões meramente políticas como a PEC 37 estão na pauta, as eleições presidenciais começaram mas ainda no vácuo de poder para controlar as massas e periga tem tentar fazer isso ser excluído do movimento que começou apartidário.

A indignação começou em São Paulo pois é lá que o povo fica imerso numa loucura de vida, onde tem que fugir da violência, parar o trânsito e pagar impostos altíssimos por isso. Onde ela vai terminar ? No Rio, em Salvador, em BH, em Porto Alegre, alguns políticos se adiantaram em diminuir o preço das passagens, um verdadeiro cala a boca para que a onde de protestos não cause mais perturbação, mas aí é que veremos a disposição dessa gente, se eles vão brigar diariamente por respeito ou se vão se contentar com vinte centavos. Alguns pensam que isso acabará numa pizza popular e que as passeatas virarão micaretas, outros pensam que tudo vai virar uma baderna, muitos torcem "democraticamente"por impeachment da presidenta eleita pelo povo, e preferem ver o Milton Temer ou o Calheiros no poder. Eu ficaria muito feliz se daqui pra frente os nossos "líderes" passem a ter mais respeito e que o movimento chegue até as urnas, aí sim será uma festa da democracia.

 Quer ver ?
http://www.melhorquebacon.com/24-momentos-protesto-sao-paulo/

Quer rir ?

Nenhum comentário: