terça-feira, abril 12, 2016

Corruptos unidos contra a corrupção

Tenho acompanhado moderadamente os acontecimentos políticos do país. Só observando, já fui taxado de coxinha, um amigo esta magoado comigo pois jura que eu sou esquerdopata. Já fui acusado de ter votado na Dilma e para não estressar mais as minhas amizades prefiro medir as palavras, me controlar e só observar. 

O fato é que sempre fui muito mais politizado que a maioria dos meus amigos, no tempo em que esse assunto tinha a ver com ideologias defendidas por Olaf Palme, Willy Brandt, Darcy Ribeiro e outros. Hoje isso não me anima mais, bem que eu gostaria de um debate de alto nível (não perdia um!) para aguçar minha inteligência e não para ter que decidir pelo candidato menos pior. As últimas eleições se desvincularam de ideologias e o dinheiro de campanha passou a falar mais que a ficha do político. Mas não é por tomar uma posição neutra que estou satisfeito com tudo que eu vejo por aí ? Não é por ser neutro que virei massa de manobra ou que estou em cima do muro como um tucano qualquer! não é porque sou conta Aécio que sou um petralha, não é por defender a apuração dos fatos de corrupção que me tornei coxinha....

O brasileiro ficou um povo chato, acha que é politizado e é extremamente radical e passional em suas considerações, não conseguem conviver com as diferenças, com o debate... com a política. Minha passividade está muito longe de ser apatia, até me animo quando vejo que muitos amigos passaram a entrar no site do congresso para cobrar ações e ver como anda a lealdade do deputado para quem deram seus voto, coisa que eu desde sempre faço. Fico feliz porque a política entrou no assunto nacional, mas será isso um frisson momentâneo depois do 7 x 0 ? Fico feliz em ver todos em volta da TV Senado, ah como eu gostava de ver os nobres senadores em seus longos discursos ...

Hoje muito disso que eu já fiz não me enche mais os olhos, já andei pregando até o voto útil, um novo caminho para o voto nulo e eu mesmo me isentei de cumprir meu dever cívico algumas vezes, a decepção é tanta que para mim todos deveriam ser investigados e presos independente do que se pretende fazer com o executivo, com o congresso e com o judiciário comprado. 

O brasileiro não quer Copa, Olimpíadas, grandes obras ou coisas mirabolantes, já seria ótimo se a Fome realmente fosse zero, se o asfalto durasse o tempo que um asfalto dura, que os impostos retornassem em serviços providos pelo Estado, que cada um que reclama do governo fizesse seu imposto de renda sem malabarismos, que as obras não fossem superfaturadas, que os atos de corrupção fossem julgados com justiça e que penas severas fossem aplicadas. Já ficaríamos felizes se as obras que começassem ... terminassem, que os mandatos fossem realmente de 4 anos e só, que os orçamentos fossem cumpridos, são desejos vislumbrando muito mais ser um país sério que ser um país rico. Nada disso tem a ver com ideologia, oba oba ou sonhos. São conquistas que podem ser conseguidas por cada brasileiro não só no dia da eleição, mas no dia a dia. Olhando nossa representação parlamentar entendo que somos todos corruptos e que temos que mudar muito mais coisas em nós mesmos antes de querer mudar o país.

Nenhum comentário: