sexta-feira, janeiro 11, 2013

Malha de transporte

Em cidades como São Paulo o metro chega a ser usado diariamente por 11% da população, no Rio de Janeiro não passa de 8,9%, um índice muito baixo, causado principalmente pelos problemas no serviço, pela malha deficiente. Numa cidade que pretende sediar eventos de grandes magnitudes e ser considerada um destino turístico de nível mundial, a deficiência de um sistema de transporte tem que ser o principal foco de melhoria por parte dos governantes. Os investimentos em veículos de massa como o metro tem que ser vigorosos a ponto de termos uma parcela de 20% da população se utilizando dele. Outros 5% deveriam ser atendidos pela malha ferroviária, deixando os ônibus para ligações de ramais longos, com uma utilização de 35% da população e as vans como transporte complementar atendendo ligações entre bairros de uma mesma região (10%). Caberiam aos carros a parcela de 20% do transporte e para um país que quer se julgar desenvolvidos. Há de se pensar de forma séria na cobertura de 5% dos transporte sendo feito por meios limpos como veículos leves sobre trilho e outros 5% por bicicletas. Aí temos que fazer uma mudança de infra estrutura, mudança nas leis de transito e trabalhistas, e principalmente uma mudança de cultura. Nesse momento isso parece utópico, em alguns anos veremos que terá sido necessário.

Nenhum comentário: