sábado, janeiro 19, 2013

A República Tcheca e o Tabaco

O fumo é uma prática comum e bem enraizada em toda a Europa, a cultura do fumo ainda é bem forte nos países do leste europeu pois são poucas as campanhas contra o tabagismo, eis então que o governo da República Tcheca começou a perceber que os gastos no sistema público da saúde começaram a se elevar  em função, principalmente, de problemas como o câncer de pulmão. Como estratégia para conter isso, resolveu sobretaxar a venda de cigarros (como a maioria dos países desenvolvidos faz!). Porém, desde que o projeto de lei da taxação foi criado, uma forte corrente contrária foi criada. 
A Philip Morris, encomendou uma pesquisa indicando o custo benefício do cigarro no orçamento do país. Segundo a pesquisa com a morte precoce de fumantes, o governo deixa de gastar US$ 147.000.000 por ano com pensões, abrigo de idosos e sistema de saúde em geral (não consideraram que a pessoa para de arrecadar impostos ainda em idade produtiva). O governo "lucra" cerca de US$147 milhões de dólares/ano e fica provado que o cigarro faz bem para as contas públicas na República Tcheca e uma empresa do cartel do tabaco assumiu que o produto mata (coisa que eles negavam até bem pouco tempo). Simples assim!
O engraçado disso tudo é que o governo se mostrou convencido de que o problema de gastos excessivos com saúde pública era minimizado se fosse comparado com o gasto previdenciário de longo prazo e a taxação do tabaco permaneceu como estava, até que um único congressista resolveu levantar a voz contra esse ultraje público, em seu discurso ele remete à função básica do governo que é cuidar do bem estar geral, isso gerou um debate bem mais amplo, envolvendo questões éticas, comerciais e políticas e enfim parece que a questão será fechada em breve com uma taxação extra para que, as empresas que faturam milhões com o cigarro, possam destinar parte de seu lucro ao investimento na melhoria do sistema de saúde.

Nenhum comentário: