sexta-feira, janeiro 18, 2013

A Era das Distrações

A nova ferramenta de trabalho, o Facebook esta aberto em algum momento do dia numa janela em nossos computadores, ou nos nossos celulares. Uma forma de se comunicar com pessoas distantes em questão de segundos, uma forma de aprofundar conhecimento, se informar, divulgar, fofocar, enfim uma forma de se socializar como a própria ferramenta propõem. a verdade porém é que muita gente deixa de viver a vida real para estar em função do mundo on line. Passo no corredor e não vejo um ou dois funcionários lendo os posts do Face, são 8 num corredor de 10,  além dessa distrações temos a verificação de emails (sempre mais que uma conta), o Hotmail e o telefone... ah o telefone é um capítulo a parte!
Celulares em punho (por vezes mais que um), a vida passa distante e é carregada no bolso para onde quer que se vá. Vivemos plugados e os celulares tocam a qualquer momento, ao menor toque, ele passa a ser a prioridade diante das mais diversas situações. Porém existem aqueles momentos em que realmente fica muito complicado falar e aí entram as mensagens de texto. Os SMS ganharam força na nossa vida e o que seria útil para passar rapidamente uma informação por escrito e de maneira assíncrona, virou algo extremamente fútil. Bate papos imensos para falar um simples "oi" que falado ganharia muito mais profundidade e humanismo. 
Do advento do SMS surgiram os milhares de Messengers, do próprio ao Viber, Chat on line, o Facechat e o Whatsapp e aí veio o fenômeno do Whatsapp dependentes, pessoas que numa mesa de bar conversam via celular, ignorando outras pessoas a sua volta, pessoas sem vida tentando postar e mostrar a outras algo que não acontece porque realmente elas não estão em nenhuma das situações vividas, o mundo é virtual, o mundo é fake! A vida é um post. As mensagens entram em silêncio, rompendo conversas ao vivo, interrompendo reuniões, tirando o foco do cinema e até atrapalhando um momento de amor.
O virtual aos poucos vai dando lugar o fake, como tudo é aparente e superficial, o conceito do Ter é mais importante do que o Ser, deu lugar ao Parecer é mais importante que o Ter. No mundo virtual vale tudo as mentiras e as verdades, tudo bem que existem mentiras escabrosas no mundo real, e até como fuga as pessoas migram para um mundo virtual, porém aí surgem os maiores tipos de sortilégios e mentiras, eis que surge o namoro fake (uma "evolução" do namoro virtual). Uma empresa que mediante um irrisório pagamento cria no facebook um perfil fake de mulher para um cara usar como namorada, vai entender pra que ? Tem bar com o cantinho do KO, que simula barulho de transito e outras coisas enquanto se faz uma ligação para a namorada (o) dando uma desculpa pra não ir vê-la.
Com isso tudo chego a imaginar que não são só as ferramentas que se tornaram distrações da nossa vida, a própria vida virou uma distração sem propósito e superficial.

Um comentário:

Anônimo disse...

Só tem uma explicação pra tanta irrealidade...medo e desconfiança.
Normalmente amigos virtuais não te cobram...não te julgam...não perguntam quais seus erros passados e se algum ousar fazer...não existe remorso em desfazer a amizade.
Ou seja...o que parece impessoal é apenas um mecanismo de defesa.
Hoje a intolerância toma conta das relações humanas...conviver não é tarefa das mais fáceis,ninguém suporta mais dedos na cara.
Por mais que vc se esforce em ser diferente,os resultados são nulos quando o outro não quer saber...como diz o ditado...uma andorinha voando sozinha não faz verão...então...vamos ao virtual !!!
O que não significa meu caro que não pode se tornar real...com papinho e tudo numa mesa de bar..ACONTECE !!!