sexta-feira, abril 14, 2017

Big Brother Brasil um fim de caminho!

Desde muito eu tenho me permitido não comentar assuntos políticos diante do clima de Fla X Flu que se instaurou no país, a polarização eleitoral desde a era Collor foi se intensificando e o discurso de direita e esquerda, que deixou de ser moda no mundo, voltou com tudo nos últimos verões. Com o advento das redes sociais todo mundo pode falar o que bem quisesse e emitir opiniões (sempre umas contrárias das outras). Eu não me excluo desse mundo virtual, porém minhas opiniões políticas são bem mais tímidas diante das visões teimosas apaixonadas e exacerbadas.

Hoje decidi que não me privarei mais disso, que o discurso político nasceu lá atrás e que minhas opiniões ainda são um pouco mais convincentes que a da maioria que hoje está torcendo na final do Big Brother. Sem demérito para o programa que é um tremendo experimento da alienação humana, hoje podemos estudar o núcleo da nossa sociedade muito pelo que se passa na casa mais famosa do país. E se fica a dúvida se estou falando entre a casa global ou da casa do nosso congresso nacional, tanto faz! São ambas representações fidedignas da nossa sociedade. Mas veja bem o poder do Big Brother, Dilma Rouseff foi eleita com cerca de 54,4 milhões de votos, Aecio Neves perdeu o segundo turno com 51 milhões de votos, decerto que no Big Brother não existem limites de votos, porém até a última chamada que eu acompanhei do programa (e o máximo que eu consigo acompanhar) eram 120 milhões de votos. Ou seja Considerando-se que nossas eleições presidenciais tiveram em segundo turno 105 milhões de votos, o Big Brother teve mais, considerando que o país tem 200 milhões de habitantes ... o Big Brother emplaca um sucesso absoluto com boa parte da população estando apta a votar em alguém (tudo bem ... uma só pessoa pode votar 15.000 vezes ) pouco importa, isso da força para termos a maioridade de um programa que já teve 17 !! 17 edições !

Se isso fosse num país próspero que vivesse em harmonia ainda vá lá mas vivemos um caos econômico, uma degradação moral e educacional, uma guerra civil e um ambiente político onde as instituições perderam seu respaldo, ora vamos lá ... não pense que o nosso judiciário seja o bastião da honestidade. Mas se você pensa que os corruptos estão só no cara que se elegeu como vice e deu um migué pra estar no poder, ou nos deputados e senadores que usam de sua influência para se dar bem ... não ! Definitivamente não como a devasa dos Correios, chegamos no Mensalão, com a devassa na Petrobrás atingimos a Lava Jato e o ápice dela com as delações da Odebrecht, mas nem começamos ainda a investigar as concessões, as PPP´s, as obras de urbanização da Olimpíada, os estádios da Copa, Jiral, o sistema Eletrobrás inteiro, se puxarmos um pouco da memória podemos lembrar das privatizações de FHC, de Angra 1, do lesa pátria que foi Itaipú, da Transamazônica e até da ladroagem que foi a construção de Brasília por JK. Nada tão institucional como é hoje, porém hoje é possível com a internet fiscalizar tudo, o roubo do Maracanã estava estampado nas placas de orçamento na porta do estádio! Era tudo muito visível... e onde estávamos ? Vendo o Big Brother ??
Perto da minha casa uma rua foi asfaltada umas 20 vezes nas vésperas das Olimpíadas, e você ainda se surpreende com o roubo ?? Quem não saiba que Sérgio Cabral roubava ? Quem não imagina que Collor caiu porque confiscou equipamentos dos poderosos na alfândega e liberou uma concessão de TV para um bispo? Quem ainda pensa que não roubavam durante a ditadura? Quem ainda acredita em Lula ? Que pensa que o projeto do submarino nuclear ou de Angra 3 ainda não guarda fraudes não descobertas ou que o PAC foi feito com base no capitalismo de amizade para se rodar a roda da fortuna e garantir a "contrapartida" ?

As instituições estão corroídas porque todo o sistema ruiu... no vácuo do executivo e do legislativo o judiciário tomou as rédeas do país mas também escoa roubo e privilégios em suas entranhas. Não são só as altas esferas de Brasília, cada prefeitura tem seu esquema de propina, cada câmara de vereadores esconde um ou outro que quer se dar bem, eles estão no meio de nós pobres mortais! Empresários que acham normal pagar propinar e até oferecer! Profissionais que utilizam "indicações premiadas". Isso acaba com as instituições, gera uma crise generalizada de confiança, dá provas sistemáticas de que aqui não é um lugar sério.

Que não se confunda um desvio de 200 milhões da saúde com um avanço de sinal ou cervejinha do guarda. Mas ambos tem seu grau de desvio para o que se idealiza de uma sociedade, justa e igualitária. Quem está preocupado com Bruno goleiro que cumpriu sua pena mesmo com os desvios da justiça. Existem dezenas de traficantes armados até os dentes trabalhando como aviõeszinhos dos poderosos de Brasília, de Buenos Aires, de Medelim... Existem tomadas de três pinos virando padrão de roubo na calada da noite. Existem votações sendo feitas em dias de comoção nacional.

Tudo isso cansa ? Mas se cansa tanto agora foi porque eu e você deixamos correr solto um tempo demais, tempo que nossas geração não consegue mais correr atrás, mas é preciso começar, que se comece então por resgatar os valores que queremos para nossa sociedade dentro de si. Se fizermos isso, já daremos um passo e um bom começo, para um caminho que já terminou!

O Big Brother acabou ! Feliz Ano Novo !

Nenhum comentário: