quarta-feira, novembro 09, 2016

Um mundo de bonança

Sim você pode não acreditar mas o mundo melhorou de uns anos prá cá...  apesar da humanidade estar de olhos fechados para a sua evolução espiritual e seu caráter mais humanitário. Temos grandes notícias para contar, a época da barbárie melhorou ao longo dos séculos, os direitos civis também, nós como sociedade evoluímos sim.
O acesso a elementos básicos para a sobrevivência como ar, água, informação e alimentos melhorou apesar a poluição do mundo e de ainda termos um enorme contingente de excluídos. As condições sanitárias mundo afora melhoraram. Em geral o que pensamos é um fato, poderíamos estar muito melhor do que estamos, mas nada esta perdido, cabe à própria humanidade evoluir, mas peraí a humanidade somos nós ... sim cada um de nós carregamos no peito essa marca... "a humanidade sou eu!"
Durante os tempos primitivos fomos acostumados a dar mais importância em sinais de perigo (consequentemente ruins) que aos bons sinais, era questão da nossa sobrevivência como espécie, então fica aí o meu muito obrigado ao homem neandertal mas chega po ! Não precisamos nos debulhar em lágrimas pelas redes sociais todo o dia, não precisamos ver sangue pra todo o lado no Bom Dia (?) Brasil! Não que tenhamos que fechar nossos olhos aos problemas do mundo, mas é que vendo que as coisas dão certo, fica muito mais fácil tomá-las como exemplo para construir novas coisas boas. 
A mídia inspirada na percepção que temos das notícias ruins atende ao público e ganha a audiência dando uma ênfase desbalanceada das coisas ruins no meio das coisas boas. Acontece que já evoluímos (e muito) e queremos (eu, pelo menos) evoluir mais ainda. 
Vamos aos exemplos das notícias boas:

  • Em 1980, 53% da população mundial vivia abaixo da linha de pobreza (menos de US$1,25 por dia), hoje esse número é de 17%
  • Em 2000, 246 milhões de crianças estavam envolvidas no trabalho infantil, hoje esse número é de cerca de 134 milhões.
  • A produção de alimentos aumentou com novas tecnologias, assim como o acesso e distribuição, estamos longe de erradicar com a fome mas ela atualmente se dá muito mais por questões de acesso a terras agriculturáveis que por falta de renda familiar.
  • A mortalidade infantil caiu pela metade nos últimos 25 anos!
  • Países desenvolvidos fizeram seus casos de homicícios despencarem nas últimas décadas (aí é só copiar o modelo e aplicar aqui !).
  • Aumentamos em mais de 10 vezes a quantidade de anos na escola nos últimos 200 anos. Isso gerou uma redução global nas taxas de anafalbetismo.

Então que tal você parar de reclamar e começar a fazer acontecer, sempre cabe um pensamento de Gandhi - "Seja a mudança que você quer ver no mundo".


*dados Singularity University




Nenhum comentário: