quinta-feira, outubro 24, 2013

Tropeçar não é cair ... mas é meio caminho andado

Todos nós temos que olhar para trás pensando que nossa história foi feita de tropeços, cicatrizes e ... principalmente, superação. Todos enfrentam adversidades pela vida, e a forma como vamos tratar essas adversidades é o que pode nos diferenciar de ter uma vida de sucesso ou de fracasso.Existem momentos em que o melhor é ficar parado, pensando no que fazer, ou nem mesmo isso! Pode ser que seja um tempo para captar energias a partir do ócio. Olhar pro passado muitas vezes nos cobre com uma aura de sentimentalismos. Porém,o que aconteceu com você até agora pode no máximo lhe dar forças para superações futuras baseado nas nossas cicatrizes, e reconhecer nosso particular jeito de pensar e agir. O que aconteceu com você até agora não é o que vai definir o seu futuro e, sim a maneira como você vai reagir a tudo o que lhe aconteceu. Lamentar o passado não nos mostra nada de vantajoso para o nosso futuro, e nos deixa parados no presente. Somos nós que construímos o nosso presente e o nosso futuro, aprender com os nossos erros pode nos remeter a ver o passado sob outra perspectiva, e isso é o máximo que podemos aproveitar do que já passou.O que importa não é o que passou, mas o que você vai fazer com o que ainda está por vir, e esse tipo de decisão é pessoal e intransferível e faz parte do nosso livre arbítrio.

Persistir em erros, como o ditado já diz, é um símbolo de burrice. Quando erramos temos que superar logo o erro e seguir pelo caminho correto, o erro deve ficar rapidamente para trás para que possamos evoluir com os erros, ao invés disso, costumamos perder tempo e não ultrapassar nossos desafios. E qual a vantagem em apontar os erros dos outros? Fazendo isso,mais uma vez, perdemos o nosso tempo com algo que não é produtivo.Somos o que fazemos, mas somos principalmente o que fazemos para mudar o que somos. Somente vendo o que erramos é que é possível nos corrigir ,e isso demanda superação e gera uma evolução.

Ver o horizonte onde podemos chegar é um pouco do que chamamos de ter sucesso na vida, nem que esse sucesso seja deitar a cabeçab tranquilamente no travesseiro a noite, ou ganhar o respeito e o afeto das pessoas, ou colocar uma criança no mundo, ou fazer um trabalho honroso.Ter sucesso é um pouco do nosso próprio ego sendo posto a prova, mas da mesma forma como temos que abrir os olhos e não sermos arrogantes aos fracassos, temos que entender o que é o sucesso e estarmos abertos a ele. O interessante é termos pequenos ciclos de sucesso, que possam nos motivar a continuar tentando sempre. Ajudar ao próximo, fazer caridade, parece ser um tipo de idéia inatingível, já ajudar uma senhora a atravessar a rua pode ser um sinal de sucesso bem mais concreto para nos orgulharmos.

Olhando as perspectivas futuras com entusiasmo, e tendo paz de espírito é possível traçar planos e estratégias vencedoras. O homem é muito maior e mais forte do que pensa ser, portanto num coração de amor e bondade, é possível ter a paz necessária para a reflexão correta das nossas ações futuras. Dando mais valor ao que temos, do que ao que perdemos, podemos viver em gratidão, e gratidão gera o amor e o amor é a paz que temos para livre escolher.

Nenhum comentário: