sexta-feira, outubro 04, 2013

A nobre cadeia dos sentimentos nobres

 Escrito em 09/09/99

Então das almas se encontram e chega um momento em que a atração física fica pra trás ...mas é carregada nos olhos e aí, vem meio que fora de ordem, a paixão; só que ela também fica prá trás trazendo consigo ... o tesão que fica pra trás também. A carga que carregamos de atração, paixão, tesão não parece nem um pouco pesada quando vem o amor ... ah o amor! Deixa tudo sublime, carrega uma série de coisas, mas deixa tudo leve como se estivessem sem peso. O amor pode ser eterno mas também não se sustenta sozinho, amar pede convívio e nessa fase diferenças acabam desequilibrando todo o conjunto que a bem pouco seria tão harmonioso.  
Do convívio para a intimidade, da intimidade para a compreensão ... são uma série de sentimentos nobres que vão sendo puxados por tantos outros. Como numa beleza de movimentos onde o vento move a folha, a folha balança a flor, que por sua vez faz cair a semente que gera a árvore e que faz sombra para a brisa fresca levar outra folha ...
O mundo está em constante rotação assim como nossos sentimentos, eles mudam, se alternam, dão lugar a outros (por vezes menos nobres). O importante é sempre deixar que eles aflorem para manter essa cadeia rodando. Uma vez que sufocamos os nossos sentimentos outros tantos serão perdidos e não será possível viver na plenitude da vida.

Um comentário:

Anônimo disse...

"...nessa fase diferenças acabam desequilibrando todo o conjunto que a bem pouco seria tão harmonioso "


Diferenças são aprendizado, evolução
Suplanta las é a questão
Em geral prefere se criar barreiras, construir muros ,esconder se em verdadeiras muralhas protetoras
Isso é intrínseco ao ser humano,se defender do que é diferente ,se afastar ,recuar e por vezes até agredir
Vemos isso a todo momento no nosso dia a dia ,nas ruas , no trabalho , nas escolas ,dentro da própria casa ,enfim ,em todos os lugares,há um terrível TEMOR do diferente
A história da humanidade esta repleta de casos de intolerância ao diferente. Ex. Apartheit (segregação racial)
O muro de Berlim (diferenças ideológicas)
Conflitos entre Irlandeses (entre católicos e protestantes
Nazismo ,etc
É claro que foi o grande poder político que deu às diferenças grandes proporções ...proporções terríveis diga se de passagem !
Mas o ponto em questão são diferenças em pequena escala ,nas relações humanas e próximas , esteja na escala que estiver só há um recurso ...O AMOR ...e nem falo de amor romântico ...AMOR ÁGAPE =AMOR AO PRÓXIMO e tudo o que ele implica
Dialógo ,compreensão ,aceitação ,tolerância ,longânimidade, respeito,benignidade,bondade,paciência ,entre outros .
O grande problema é : Vivemos numa era onde tudo vem pronto,não sabemos cultivar ,não queremos nos cansar,nos gastar para um resultado incerto !
Se todos os agricultores pensassem assim , a humanidade estaria condenada à morte por desnutrição ... pois quem sabe que condições o tempo pode trazer???
Algumas vezes somos como sementes impermeáveis ,ficamos ali ,intransigentes, até passarmos pelo fogo , quando enfim, fissuras e queimaduras abrirão caminho para germinação e então aí sim, depois desse processo doloroso aprendemos a viver como humanos que verdadeiramente somos.
Nos despimos dos medos e nos abrimos a dialógos e em geral as soluções são encontradas...muito embora nem sempre sairá do jeito que queremos.
Caminhos tortuosos não existem,o que existe é a não aceitação de um caminho que é DIFERENTE daquele que traçamos ,mais uma vez fica claro a dificuldade de aceitar o DIFERENTE
Nesse aspecto penso que nos comportamos como uma espécie de semi deuses ...queremos o poder e o controle absoluto de tudo que envolve nossas vidas,mas por sorte não somos deuses...somos apenas humanos aprendendo a evoluir e nada melhor que o AMOR
Há ,o amor !
O amor suporta todas as coisas e como bem dito , dá leveza às coisas ,clareia o dia ,dissipa nuvens pesadas e trás esperança.
Sentimento nobre que não dispensa emoções mais fortes .
Viver é amar e não apenas amar , mas se entregar
Tornar real tudo àquilo já vivido nos sonhos das madrugadas.
É deixar a roda girar
É deixar a esperança entrar pela janela trazida pelo vento e permitir que germine.
Se não se pode mudar o mundo ,que mudemos a nós mesmos e quem sabe dando exemplo um pedacinho do mundo muda .
Que vivamos na plenitude da vida
com tudo que temos direito ou não!
Pela rebeldia Adão e Eva perderam o paraíso e "talvez" voltaremos ao paraíso pela mesma rebeldia .
A rebeldia de dizer NÃO à infelicidade
A recusa de cultivar a solidão como quem cultiva uma flor
Se é pra cultivar ,que cultivemos o AMOR ,A PAIXÃO ,O DESEJO ,O TESÃO e VIVA as DIFERENÇAS.

LT ; ))