quarta-feira, julho 03, 2019

Porque precisamos da sociologia

Somos 7,7 bilhões de pessoas no mundo, 4 bilhões estão conectados a internet de alguma forma, nunca a população cresceu de forma tão rápida, nunca a conectividade cresceu de forma tão rápida... em algum ponto entre 2020 e 2021 seremos 5 bilhões de pessoas convivendo no mundo digital, gerando uma renda de consumo em torno do trilhão. Como será isso com os atuais níveis e padrões de consumo? Como enfrentaremos as fake news ? Como as redes sociais impactarão a vida do homem ? Existirão novos padrões de ética proporcionados pelas religiões que causarão algum efeito na democracia? Assuntos bem atuais não? Diferentemente do que "pensam" nossos governantes, a sociologia não está ultrapassada, é ela que responde todas essas questões! Quando falamos num sociólogo no século XXI, ele não tem nada a ver com um acendedor de velas que perdeu seu emprego com o advento da lâmpada. Como as empresas vão prover produtos melhores para atender esse bilhão de conectado? A Google, criou um grupo de estudos (NBU - Next Billion Users) para pensar nisso, são engenheiros, gestores, filósofos, e sociólogos que constroem tecnologia a partir de necessidades que aprendem sobre essa nova gente e o Brasil , junto com a India, a Indonésia e a Nigéria está no primeiro foco desse time, porque somos um país que cresce, em costumes, em população... são desses países que virão a maior parte desse novo bilhão de conectados, segundo os geógrafos.

A partir de estudos sociológicos podemos prever a sociedade do futuro, priorizar investimentos, fazer pesquisas, definir padrões. Não são estudos simples relacionados só com números, não se trata de um conjunto uniforme de pessoas, dentre eles estão jovens urbanos que querem um celular mas que não querem mais comprar um carro, mulheres que não querem mais casar, homossexuais que são ameaçados pela violência. Como podemos ampliar a rede 5G para atender o rapaz ao mesmo tempo em que pensamos quem processar quando o carro autônomo atropelar uma pessoa? Ou mesmo quem vai seguir com o processo uma vez que as tecnologias cognitivas fazem os advogados perderem seus empregos... 

Para questões simples não precisamos de pessoas que pensem, para questões complexas não basta o conhecimento de uma universidade que nos ensinem a cumprir tarefas, vamos cada vez mais precisar de experiências que nos façam verdadeiramente a pensar. A sociologia é o estudo da sociedade, é a busca pelo conhecimento dos fenômenos sociais, do comportamento, das instituições das relações de convivências dos seres humanos. Quando não priorizarmos isso, não vamos priorizar  o próprio pensamento humano e é preciso ter muita atenção a movimentos que por ignorância ou interesse tentem romper com isso.


Nenhum comentário: