terça-feira, julho 02, 2019

Porque existe direita e esquerda na política ?


Nenhuma outra forma de governar incorpora a discordância, e o debate, como o sistema democrático. A democracia é, por sua natureza, uma abstração intelectual. A direita e a esquerda também.... A percepção geral de que há uma direita e há uma esquerda ajuda na compreensão da democracia pois dá legitimidade à discordância. Essa divisão se deu nos anos pós revolução francesa quando Girondinos e Jacobinos fizeram uma assembléia numa quadra de tenis .... alguns mais radicais, queriam taxar os mais ricos e o clero, tinham idéias republicanas e sentavam no lado esquerdo da quandra, enquanto os outros ficaram ao lado do imperador e também no lado direito dessa mesma quadra. Com o passar o tempo, o posicionamento de ambas as partes foi mudando, com a explosão do comunismo no século XX, o conceito de direita e esquerda saiu da França e ganhou o mundo com uma contaminação de socialistas nesse lado.


Algumas posições evoluiram com o tempo, uma tese defendida por uma esquerda, passou a ser bandeira também da direita, novas divergências se criaram, fatores regionais deram um tempero todo especial a essa briga de paixões. Na década de 90 muitos defendiam que essa diferença tinha morrido com a guerra fria, outros não se identificavam nem com um lado nem com outro recorrendo então a uma terceira via. Além disso houveram muitos véus e muito lobo vestido em pele de cordeiro, o viéis economico fez parecer que os que propoem uma economia liberal são de direita, já os que são estatistas são de esquerda... não é bem assim ! Apesar da direita em geral apoiar a Igreja Católica, existem tantos padres ligados a esquerda que a divisão ocorre até na Santa Sé.

Os militares no Brasil sempre estiveram ligados a esquerda, o Golpe Militar de 64 foi feito por uma elite militar com idéias de ... direita! Houveram radicalismos de ambas as partes, erros de qualquer lado. A incompetencia não escolhe lado, o totalitarismo também. A igualdade ou desigualdade entre os cidadãos parece ser medida entre grupos políticos diferentes para se posicionar entre seres semelhantes, mas o que é igualdade: duas crianças que nascem iguais e uma se torna um rico comerciante e outro um mendigo. Ou ambos que nascem ricos ou pobres e morrem com a mesma idade ficando debaixo da terra remoendo suas diferenças históricas e teóricas....


Padrões pré determinados não deveriam valer para um Homem que pensa: A esquerda busca igualdade e, a direita, liberdade. A esquerda busca mudança e, a direita, estabilidade. A esquerda é o Estado e a direita o Capital. A Esqueda comunista e a direita capitalista, um regime autoritário com economia sem o Estado é a direita, porém se o mesmo regime autoritário é compartilhado com uma economina Estatal forte já passamos a ter uma esquerda. 

Essa dualidade move paixões, mobiliza nosso imaginário, junta pessoas na rua, une ... mas separa. A partir do momento que não conseguirmos compreender porque o outro pensa diferente de nós, não conseguiremos enxergar pontos que nos unem. Não conseguimos criar mecanismos que nos deixem entender que o bem que queremos para o mundo seja algo igual para todos.... Não conseguiremos colocar o cidadão de bem se colocar diante das diferenças para buscar o bem comum pensando que não existem realmente grandes diferenças assim mas que o pouco que há servem como forma de desagregar e impor uma dominação.

Nenhum comentário: