sexta-feira, maio 02, 2014

Guernica

Mais que uma pintura soberba do gênio Picasso, Guernica é símbolo de terror, cidade do país basco, com relevância histórica e sentimental, Guernica virou laboratório de experiências de guerra contra massas civis. Guernica extrapolou todos os excessos cometidos contra civis na primeira guerra mundial. Em 26 de abril de 1937, durante as primeira horas da tarde, quando boa parte da população estava circulando pelas ruas um bombardeio intenso começou e se manteve por 3 horas e meia, matando 2.000 civis. A ajuda que Hitler ofereceu à Franco para uso de sua embrionária Luftwaffe foi na verdade um experimento nazista para analisar os efeitos combinados de bombas explosivas e incendiárias.
Foi-se o tempo em que guerras eram travadas pelos exércitos, com o mínimo de impacto às populações civis. Daí seguiram as experiências biológicas com judeus, ciganos e homosexuais, os campos de concentração, os bombardeios contra Londres e Berlim, o massacre de civis ucranianos em Babi Yar, os esquadrões da morte nazistas, os estupros em massa do exército vermelho, o massacre de Naquim, daí surgiu Hiroxima.
Diferentemente de invasões romanas que devastavam povoados vencidos na guerra, Guernica virou marca de como usar matanças contra civis como massa de manobra estratégica para definir os destinos de uma guerra.

Nenhum comentário: