domingo, agosto 05, 2012

Experiência tricolor

Estava no meu plano de passeio hoje levar meus filhos ao Museu do Fluminense, mas porque um flamenguista faria isso, chegaram a me perguntar? Ora, o Flu é uma entidade monumental na cultura brasileira do século XX, assim como Botafogo, Vasco, América, São Cristóvão, Bangu e o meu Flamengo. A história desses clubes é linda e se confunde com o próprio avanço da sociedade carioca. Sonho um dia poder ir a museus como o do São Paulo, Real Madrid, Barcelona e Boca aqui no Rio, se cada clube trabalhasse com o profissionalismo que o Fluminense tem tratado esse assunto poderia até virar um circuito turístico.

Tenho ótimos amigos tricolores, já fui em Fla X Flu dentro da torcida do Fluminense pois no lado do Fla tinha lugar para todos. Já fui amuleto, levado quase a sequestro para o Maracanã nos jogos de terceira divisão, quando a torcida tricolete levantou o time. Sou um completo admirador do melhor clássico esportivo do mundo, o Fla X Flu.

Porém a intempéries da vida me fizeram tomar outros rumos, meu coração é rubro negro e meu passeio passou longe das Laranjeiras, mas fui cair logo na companhia de um tricolor honorável, Paulo Roberto Brow Andel, que concluía a gravação de uma mesa redonda sobre o Flu o local foi uma verdadeira descontaminação da semana no escritório, esquina de Rua do Senado e Gomes Freire. Em 20 minutos minha bicicleta saiu da Tijuca e encontrou um canto seguro em frente ao elegante Hotel Midway, passamos de papo de samba a um frugal almoço com debates, vendo Neymar e bebendo Coca Cola.

Tudo indicava que seria um dia de samba, mas por fim seguimos ao Centro Cultural dos Correios para ver a história da Maldita, aos que não sabem, a antológica rádio Fluminense FM, que encheu de glória e Rock and Roll, os contextuados anos 80. Para manter o clima do Rock acabei conhecendo grandes baluartes das duas causas, o rock e o tricolor das Laranjeiras, um programa sensacional que escuto pela internet agora, Rock Flu !

Como sempre soube, a  agradável e inesperada presença de Andel traz sempre momentos de bom papo, inteligência e cultura. A torcida do Boca Juniors estende uma "simpática" faixa na beira do "gramado", como cartão de visitas na Bombonera: “Nunca hicimos amistades”. Com o Fluminense não é assim !

Seguem algumas boas referências:


Livro

Crônicas do Flu

Panorama tricolor

Rock Flu

A Maldita

Salve Catola!

Nenhum comentário: