quinta-feira, setembro 02, 2010

Novo conceito de mobilidade

Carros foram uns dos maiores exemplos de desenvolvimento para a humanidade, fez com que pessoas comuns aderissem ao modelo de revolução industrial, encurtou distâncias, abriu horizontes. Quando se constrói um carro, além de toda a cadeia produtiva de peças, montagem e venda temos que considerar a movimentação da economia para estabelecer vias de acesso, regras de transito, sinalização, gerenciamento da frota operante, consumo de combustível e etc;
Toda essa prosperidade gerada pelo uso dos carros tem um preço altíssimo para o meio ambiente, o uso de combustíveis deixou um legado de polução do ar irreparável, arrasou com a qualidade de vida de conglomerados urbanos, deixou para tras pilhas de carcaças que não são um tipo de lixo de fácil descarte.
Uma nova forma de ver o mundo obrigatóriamente tem que repensar o transporte, optando pelo transporte coletivo, mas é inegável que a sociedade não pode viver sem os carros, para isso os conceitos devem mudar.
Os carros modernos devem continuar sendo concebidos em vários tamanhos para várias necessidades, porém a tendência ao "Fit for You" deve nos levar a modelos mínimos, ideais para necessidades pequenas de pessoas jovens, sem filhos com limitações financeiras, isso faz com que desde a compra (com preços pequenos e muitas perstações) até a manutenção, tudo seja pensado em economia.
Modelos familiares e esportivos tem que ter a mesma consciência de baixo consumo, mesmo que em detrimento a robustez e ao desempenho. Isso deve ser uma norma a ser imposta às indústrias. Todo um aparato tecnológico deve ser oferecido para compensar essas perdas.
Carros mais confortáveis, sendo usados como um centro de informações conectados ao mundo, televisões, auto comando, celulares, aparelhagem de som e imagem, sistemas de navegação, computadores, tudo com o objetivo em equilibrar conforto com sustentabilidade e tornar a vida dentro do veículo mais prazeirosa.
O consumo de combustível deve ser repensado, sistemas inteligentes deve intercambiar fontes renováveis, energia elétrica, e combustíveis fosseis conforme a necessidade de transito, todos os veículos podem vir equipados com bicicletas dobráveis de modo a garantir locomoção em perímetros urbanos de fluxo conturbado onde o consumo aumenta consideravelmente.
Dessa forma podemos pensar num mundo mais inteligente, sustentável e sem abrir mão de uma das maiores revoluções da sociedade industrial.

Nenhum comentário: