segunda-feira, julho 19, 2010

Geração Y

"Young", traduzindo ao pé da letra .... JOVENS !! bah a juventude... cambada de arruaceiros, sem compromisso com nada, esse sempre foi o jargão usado pela geração predecessora para definir a geração que chegava.
Foram esses alienados que fizeram uma revolução na cultura e nos costumes do mundo. Nas décadas de 50 e 60 prometeram ao mundo que iam mudar tudo, e tinha espaço para isso uma vez que seus pais arrasaram o mundo com guerras. Mudaram muita coisa, é certo, mas o mundo continuou mergulhado em disparidades e um ceto conformismo com o que estava errado. Chegaram os da geração coca cola nos anos 70 e 80, cheios de energia, educação, comunicação e .... não tocaram no teor mais cruel do mundo. Mas mesmo assim conseguiram deixar sua marca, a partir daí ficou um vácuo de iniciativa, loucura e idealismo, quem não morreu de AIDS ou overdose, ficou em casa vendo TV, criou-se a geração dos vídeo games, dos mundos virtuais, dos acomodados e eles chegam agora aos mercados de trabalho, com a energia dos que tem pouca idade e nenhuma experiência. Tentando recuperar o tempo perdido eles são multitarefas, tem dinamismo e sabem como ninguém ter o dinamismo, a flexibilidade e a criatividade para ... se não mudar o mundo, pelo menos fazer a roda rodar.
A geração Y é definida com por um amigo como aquele recém formado, que nunca precisou correr atras de nada, que nunca precisou ir a uma agencia bancária e que quando é pedido para que ele faça uma planilha simples ele não consegue fazer sem colocar filtros, link com a Web, formatação dinâmica. No fundo a planilha não funciona, mas ela é cheia de recursos.
É preciso fazer uma transmissão de valores, é preciso fazer entender que a vida não é simples e que amigos não são contatos que temos na rede social. São muito preparados para usar a tecnologia, tem pressa, querem crescer rápido, sã bem preparados mas... não tem tanta qualidade no trato humano.

Um comentário:

Paulo-Roberto Andel disse...

Há jovens bons e ruins.

Há jovens bons que se tornam adultos ruins. Infelizmente, tenho reconhecido muitos nesta situação.

Brax.