quinta-feira, junho 16, 2016

Os números e a complexidade olímpica

Viveremos um caos na cidade, seremos invadidos como nunca antes fomos, nem piratas franceses, nem turistas argentinos, paulistas ou mesmo cristãos na Jornada da Juventude, nada foi igual ao que viveremos ... nem mesmo a copa pode ser comparada à complexidade olímpica:

A Copa do Mundo foi marcada por protestos, atrasos, roubos e pouca transparência, contou com 32 nações, 736 atletas e 15.000 voluntários, tudo espalhado no país inteiro. Especificamente no Rio foram 7 jogos em 7 dias diferentes, tudo ocorrido num único estádio e nada disso mudou muito a rotina da cidade. Já as olimpíadas contam com pequenos atrasos e suspeitas sérias de roubo mas nada comparável ao padrão FIFA, serão 206 nações, 11.000 atletas, 90.000 volutários em 32 instalaçõesque vão abrigar 665 competições  em 30 dias, só de jornalistas serão 27.000 que serão responsáveis por uma audiência de 5 bilhões de espectadores (outras fontes dizem ser "só" 6.000 jornalistas gerando 1,5 milhões de imagens). Para resumir um pouco a comparação nas primeiras 12 horas de jogos olímpicos circularão mais pessoas que durante os 7 jogos da copa no Rio.

Só para se ter uma idéia haverá um sistema logístico no aeroporto de Jacarepaguá só para levar roupas para lavanderias em São Paulo pois o Rio não dispõe desse serviço a altura da demanda. Logo no primeiro dia de jogos serão 400 ônibus rodando pela cidade para levar os atletas para a festa de abertura. Toda a logística de carga e descarga da cidade será noturna. Mudanças serão proibidas e entregas imobiliárias idem.

Muitas das acusações de atraso em obras olímpicas é porque após a entrega das mesmas ao COI a manutenção fica a cargo dessa instituição, aí fica um jogo de empurra, a prefeitura querendo antecipar e priorizando os estádios e o COI colocando defeitos e postergando as entregas. Por isso o entorno dos estádios não foi priorizado causando transtornos diários à população.

Serão 42,8 mil quartos de hotel para atender uma demanda que em 2010 era só de 19 mil.
O armazém olímpico contará com mais de 30 milhões de itens ( 5 milhões de peças de mobiliário e 1 milhão de peças esportivas).
O restaurante da vila servirá 60.000 refeições por dia (11 milhões ao longo dos 65 dias de jogos).
Como o trânsito na cidade estará restrito, as 210 toneladas de comida consumida por dia ficará armazenada em 270 containers refrigerados sob cuidados da ANVISA.

Em tempos de violência urbana intensa no Rio, ataques terroristas nos Estados Unidos e Europa, crise de refugiados e intolerância de parte a parte é quase certo incidentes nas olimpíadas. como daremos uma resposta a esse tipo de desafio é o que vai dizer se teremos sucesso ou não na organização. Preparados não estamos, apesar dos 80.000 homens de todas as forças militares e do intercâmbio com as grandes agências de segurança internacionais.

São desafios gigantescos mas que colocarão à prova a capacidade do país inteiro em enfrentar isso como oportunidades.




Nenhum comentário: