quarta-feira, abril 30, 2014

Desassossegos

Desassossegos ... palavra de seis "esses", literalmente uma palavra plural que significa muita coisa e ao mesmo tempo nada. É graças ao desassossego que muita coisa se move no mundo, é graças a ele que a inércia de fazer o bem acaba. O Desassossego é inerente ao trabalho do escritor, sem o desassossego de sentir-se diferente, não haveria a necessidade de escrever, de extravasar. Sem ele não conquistaríamos nada, nem as palavras, nem os amores, nem dinheiro e nem continentes.
Escrever é uma tentativa de compreender as próprias circunstâncias e esclarecer a confusão da existência. É com base nessa inquietação que inconformistas crônicos se tornam escritores depois de fracassar em outros ofícios.
Desassossego da vida, desassossego da alma, quase uma antítese da alma de quem busca a paz, porém paz e sossego se ganha com sabedoria e o que é esta outra senão a inquietação de querer aprender a atingir a paz. Nascemos de um momento de desassossego de nossos pais, de uma inquietação embrionária e de outras tantas que culmina no desassossego de ficar numa placenta, morremos da inquietação de alguma coisa até que ganhamos a paz eterna e o sossego da alma.

Nenhum comentário: