Usar a palavra é um dos poucos meios que dispomos de entrar para a posteridade, não que seja esse o meu intuito aqui nesse espaço. Meu intuito é somente tornar público o que fica guardado na minha mente e nos meus escritos "secretos".
segunda-feira, junho 11, 2012
Da série ... prefeitura do Rio - Otávio Leite
O grande efeito transformador que promete em sua campanha é um "choque de ordem" na saúde, porém não mostra um plano concreto para isso. Parece ser um candidato bem fraco só usado para marcar posição do PSDB no estado.
domingo, março 25, 2012
Urbanismo colonial
Assim como na Espanha, o modelo de Plaza Mayor que é formado por um grande núcleo central formado por uma igreja, uma praça de armas, e as maiores casas do poder político. Isso fez com que a população estivesse sempre com uma idéia de um poder central e se esforçasse para manter a segurança daquele nicho central de ocupação. Essa idéia inconsciente de proteger um poder central criou elos de dependências mútuas por exemplo em Santiago do Chile, onde Pedro Valdívia tratava de proteger os limites da cidade a partir das posições centrais da Praça de Armas.
Já no modelo português o plano urbanístico, em geral era de ocupação litorânea, com conceitos de cidade alta e baixa, semelhante a Lisboa ou Porto. Dessa forma, é possível ter uma visão estratégica do litoral com construção de fortes que se comunicavam entre si com salvas de canhões, bandeiras, fogueiras, isso fazia a ocupação urbanística se espalhar, o modelo de cidade alta e cidade baixa ocorreu de maneira clara em Salvador, no Rio de Janeiro e Olinda. em geral a população abastada ficavam mais frescas e protegidas regiões altas e aí havia separação dos núcleos urbanos e não uma inter-dependências entre eles.h
terça-feira, março 06, 2012
Controle remoto
Com o advento da preocupação ao consumo mais e mais aparelhos serão operados remotamente, não mais por infra vermelho, mas pela internet.
Se as 15:00 um programa passar na televisão, poderemos remotamente instruir nossa televisão a gravá-lo para vermos depois, se o consumo de energia sofre um pico num determinado horário, poderemos remotamente ligar a máquina de lavar antes desse pico.
Essa tendência nos aparatos tecnológicos já é mais que esperada, porém as funcionalidades de outros aparelhos será ampliada fazendo com que um cirurgião na França possa fazer uma intervenção cirurgica remotamente num paciente no Brasil. Um prefeito de uma cidade possa coordenar remotamente as ações de um centro de controle, durante uma catástrofe.
As possibilidades são inúmeras, o limite não é mais técnico, mas criativo ....
segunda-feira, março 05, 2012
O dinamismo da vida
domingo, março 04, 2012
S. Kierkegaard
segunda-feira, fevereiro 13, 2012
A origem da mulher
A simbologia e a representação são fartas e uma das passagens mais interessantes é a da criação da mulher. Para os antigos a mulher sempre teve um aspecto santo e daí as fontes mitológicas das mulheres deusas. Na bíblia a origem da mulher não é espontânea e tem um propósito específico, não se origina de braços, pernas ou de nada que a torne inferior, mas de uma parte do corpo que da sustentação a ele, que a coloca lateralmente e em grau de igualdade aos homens, abaixo do braço do homem para ser sempre abraçada e amada.
segunda-feira, setembro 12, 2011
Todos os crimes são cometidos por todos
sábado, setembro 10, 2011
Revolução das cidades
Setores como saúde, transporte, segurança, energia e água não estão na pauta de gerenciamento das cidades médias e tem um planejamento mal feito nas grandes megalópoles, surge então a saída tecnológica para planejar, construir e operar sistemas extremamente complexos de atendimento a população. No vácuo deixado pelo baixo investimentos das grandes empresas frente a crise monetária mundial, o novo New Deal não reflete em investimentos governamentais em construção civil, mas em aparato tecnológico que garanta o crescimento mais sustentável das cidades.
Nesse filão de oportunidades, empresas como Siemens, Nokia, Motorola, IBM, GE largaram na frente com motes de campanhas de marketing voltadas para a revolução que esta por vir.
sábado, agosto 27, 2011
Primavera árabe
Ainda no contágio das revoluções urbanas, outras sociedades mostraram insatisfação com os regimes que deslocaram milhões de dólares para controlar as intempéries da economia, salvando bancos, indústrias e grandes conglomerados em detrimento a investimentos na educação e saúde. Enquanto isso as despesas militares crescem e os jovens não tem perspectivas de entrar no mercado de trabalho, o fim de benefícios previdenciários e sindicais aumentam a insatisfação em países como Grécia, Espanha, Inglaterra, Chile e Israel. A primavera trouxe mudanças para os árabes, mais que isso trouxe reflexão para or rumos do mundo, que agora não tem um só líder a geopolítica mudou, como se o eixo da Terra tivesse mudado e algo liga um jovem que protesta na porta de Dow Jones e outro que mata Kadafi nas ruas de Sirte.
Harmonia de um sistema de vida
Há uma beleza de movimentos e um equilíbrio internamente conhecidos em qualquer sistema saudável para seres vivos, você pode ver nesse equilíbrio a beleza da vida de um ser, de uma espécie, da existência como um todo. Essa harmonia produz um dinâmico efeito estabilizador essencial a toda a forma de vida. Seu objetivo é simples: manter e produzir padrões coordenados de diversidade cada vez maior, evoluir. A vida aumenta a capacidade de sustentação de um sistema fechado. A vida, em todas as suas formas, trabalha a serviço da vida, os nutrientes necessários à vida se tornam disponíveis através da vida, para servirem a outros tipos de espécies de variedades cada vez maiores, à medida que aumenta da diversidade dessa mesma vida, existe a evolução. Toda a paisagem se torna então viva, cheia de relacionamentos dentro de relacionamentos.
terça-feira, junho 21, 2011
Inclusão cega
Quando se fala de deficiencia motora leve, Down ou algo que possa ser até facilitado pela socialização é de se entender a idéia de juntar numa sala de aula pessoas com necessidades especiais e pessoas sem essa necessidade, porém no caso de deficiencias visuais e auditivas, o processo de aprendizado mexe com metodologias e materiais diferentes de uma escola normal, e na prática as escolas não estão preparadas para lidar com isso e gerar inclusão social nesse campo. É até louvável a idéia de inclusão generalizada mas isso pode ser feita aos poucos, na vida fora das salas de aula.
Além disso existe no Instituto todo um acompanhamento médico de excelência para acompanhamento dos cegos, atendimento gratuito !
Resumindo, assine a petição contra o fechamento da escola.
http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=P2011N8365
PEC 300 para reflexão
O que eu não posso concordar é com o mundo mágico que se propõe a PEC 300, uma discussão sem definir de onde vem recursos (?43 Bilhões???), sem se definir piso salarial (que gira em torno de R$3500,00 para salário inicial do praça e R$7000,00 para o salário inicial do oficial) ou critérios para elegibilidade. Outra aberração é a tentativa de atrelar o salário numa esfera nacional.
Em que lugar ou profissão nesse país se tem um salário inicial de R$3500,00 ???? Salário nunca foi atrelado a risco de vida, para isso existem adicionais de periculosidade (e isso deve ser pleiteado pelos militares), deve ser um benefício adicional a quem está na ativa, uma vez que quem é da reserva não corre os mesmos riscos.
Salário é uma combinação de tempo disponível à sua atividade X conhecimento. Que nível de escolaridade tem um bombeiro ou policial para se pagar um salário desses?
Policial e bombeiro tem que ter adicional de periculosidade, sim !
Policial e bombeiro tem que ter FGTS, sim !
Policial e bombeiro tem que ter vale transporte, sim !
Policial e bombeiro tem que ter reembolso de alimentação, sim !
e além disso tudo eles tem que ter condição de trabalho.
Agora todas essas vertentes devem ser decididas na esfera estadual, dentro da realidade das regiões, um economista no Rio tem um salário completamente diferente de um economista em Manaus, e dessa forma é um pouco sem fundamento ter o mesmo salário base para um policial de São Paulo e outro na tranquila São Lourenço.
Os bombeiros do Rio reclamam que os de Brasília ganham mais... façam concurso para lá então, é isso que se quer ? Nem todos querem ir apagar incêndio no cerrado num lugar com custo de vida maior.
Policial civil ou militar, bombeiro não pode ter que recorrer a um outro emprego ou bico para sobreviver, inclusive a lei os proíbe disso, ou seja, eles precisam de um salário digno para sobreviver. Mas resta saber se é essa necessidade que os fazem a recorrer a coisas escusas e milícias ou se isso é fruto de uma índole não tão boa.
O que falta é aprofundar essa discussão de salário atrelando valores à produtividade, ao que se pode pagar aos inativos, aos serviços de saúde disponibilizados para as tropas, às condições de trabalho. É visível que muitos gestores estaduais não tem a mínima vontade política de discutir o assunto e isso pode gerar um aprofundamento da crise com uma greve geral em 4 de julho.
quinta-feira, junho 16, 2011
A escola de antigamente
Se ensinava a pensar, hoje tá difícil.
A caixa da padaria
Enquanto espero ela passar meu cartão de débito a velhinha mala chega pra bater papo com a que tava me atendendo:
-Olha eu vi o preço daquele negócio que você queria vai sair 5 vezes de 8 "real".
-Nossaaa vai sair muito caro faz aí na calculadora.
Esqueci do cartão parei pasmo diante da velhinha pegando a calculadora e tascando lá 5 X 8:
-Ih é caro mesmo dá 40 reais (dessa vez ela falou certo).
-Não deve estar errado, é muito faz aí de novo ...
E eu esperando... resolvi me intrometer antes que forçassem a calculadora de novo...
-Gente 5 X 8 é 40 mesmo !! Paga no dinheiro que esse cartão tá demorando muito pra passar.
-Ah tá bom moço...
Tenho certeza de que depois que eu virei as costas elas ainda conferiram na calculadora de novo!!
A solução do mate
-O senhor sabe aquele negócio do mate em 2 copos de 500 ml... chegaram as garrafas de 1 litro, testei aqui e funcionou ... por isso que o copo de 500 a gente chama de meio litro né !!!
UFA !!! Conforto pro meu coração ... ainda resta uma esperança!
O mistério dos 500 ml
-Um litro de mate por favor!
Meu intúito era levar uma bebida para o dia inteiro de trabalho num sábado de passagem para produção, mas o funcionário de bate pronto manda que não tinha garrafa de 1 litro naquele momento.
Não cheguei a pensar nem 1 segundo e vendo montes de copos de 500 ml amontoados pedi logo:
-Coloca então 1 litro de mate com limão em 2 copos de 500ml.
Funcionário travado ainda me pergunta:
- Mas não dá, o senhor não quer 1 litro!
Ainda tive o trabalho de responder :
- 'Seria melhor se tivesse na garrafa, mas vai no copo mesmo.. eu tenho é que beber muito líquido.
O rapaz cutuca a cabeça :
- Mas não dá 1 litro se a gente colocar nos dois copos.
Parei, expliquei ... só faltou desenhar e demonstrar... não houve jeito o cara simplesmente não acreditou na minha mágica de fazer 1 litro de mate caber em 2 copos de 500 ml.
Virei as coisas e fui embora completamente sem paciência e triste pelo mundo em que vivemos.
sábado, maio 14, 2011
Cenário da incerteza - Américas
A economia america já vinha em forte declínio e depois do baque da crise de 2009, sua recuperação é lenta e incerta, no máximo 3 a 4% do PIB. O consumo deu mostras de crescimento, mas os juros continuam baixos e o desemprego alto, com isso os investidores estão preferindo investir lá para obter ganhos futuros, acreditando numa recuperação. Os EUA deixaram de ser a mola que empurrava o mundo e não se sabe se a China assumirá esse papel.
No Brasil um novo governo mostra incertezas e continua estourando a meta de inflação, que deixou de ser um mal pontual para ser uma pressão constante, o governo toma as suas medidas, mas os resultados são a médio prazo, e é bem da verdade ninguém acredita que a Dona Dilma vai conseguir segurar a sábia decisão de cortar custos com o ganancioso PMDB ao lado, ou seja não sabemos se estamos indo no caminho certo e nem se a decisões terão força para serem mantidas. A luz no fim do tunel é que o Brasil continua a crescer e tem uma taxa de desemprego decrescente, o que mostra que a economia continua aquecida na medida certa, isso traz a luz um aumento do credito, porém um aumento também nos juros, até quando ? Isso ninguém se arrisca a dizer!
Cenário da Incerteza - Europa
O custeio europeu faz com que a dívida interna dos países cresça, a disparidade entre eles faz com que países mais pobres não consigam manter o mesmo pique econômico dos demais o banco central europeu até tenta resolver problemas como o da Grécia, Portugal e Irlanda, mas a situação é tão complexa que outros países tentam ajuda por si só emprestando dinheiro sem a chancela do banco central. Isso gera um perigo à integração europeia e uma tendência ao aumento dos juros. O que se vê na Europa é uma decadência inimaginável a 10 anos, desde então a crise na Rússia, a crise mundial propriamente dita e os tropeços de Irlanda, Polônia, Hungria, Grécia, Portugal e Espanha fazem com que a europa tenha o cenário mais incerto do mundo. Nem mesmo a Rússia, que é uma potência do BRIC's, demonstra confiança aos investidores.
Cenário da incerteza - Mundo
A crise mundial acabou ? Que ainda vivemos resquícios fortes todos concordam mas até quando ninguém sabe, uma coisa é certa, a velocidade de recuperação é muito menor que que se esperava.
Nem o aquecimento global é uma unanimidade para os cientistas, ninguém sabe como o clima se comportará com os indícios de excessos cometidos pelo homem e nem como a economia mundial seguirá com isso.
Para onde quer que olhemos o olhar é de incerteza.
sábado, abril 30, 2011
A visão da era do caos
Conhecer a história é bom para não cometermos os erros cometidos no passado, porém não adianta decorar o que está mal escrito nos livros, é preciso ter sensibilidade para entender as situções...
A sangrenta primeira guerra mundial, não é chamada de Guerra das Guerras a toa, começou pelas mãos de um grupo nacionalista sérvio, quando do atentado ao herdeiro do império Austro-Húngaro, sua forma sangrenta mudou o mapa geo-político da Europa e do mundo, depois dela o colonialismo nunca mais foi o mesmo, a egemonia européia de séculos se extinguiu dando margem para a era norte americana. Depois dela, os poderosíssimos impérios Austro-hungaro e turco-otomano se enfraqueceram a ponto de extinguir-se. Faltava penalizar a Alemanha e isso foi feito em Versailes.
Em Versailes semeou-se o ódio incontido pelo nazismo da década de 30, foi o tempo de se amadurescer no campo fértil alemão o extremismo de Hitler, mas poderia ter sido o facismo de Mussolini, ou mesmo o Franquismo, ou o comunismo soviético. O certo era que o preço pago pela Alemanha foi duríssimo e anos mais tarde a ascesão de Hitler em meio ao caos deu uma gota de esperança o povo alemão de ter seu orgulho de volta.
Só existem os Hitleres onde há campo fértil para ouvir suas palavras, o mundo depois da segunda guerra mudou muito também, ditadores são mal vistos se não estiverem em acordo com a Ordem mundial. O mundo ficou mais atento aos tiranos e essa atenção deve perdurar para que os mais de 60 milhões de mortos não tenham deixado suas vidas em vão.
terça-feira, março 08, 2011
Nós sempre teremos Paris
O que sobrou de Paris? Rancor e mau humor dos seus habitantes? Não ... Paris mantém sua elegância, seu frescor isento de preconceitos, sua arte, seus cafés. Seu povo chique, culto e elegante fazem da cidade um lugar bem organizado, uma cidade rica, porém com miséria escondida pelas esquinas como em qualquer megalópole. Mas lá é Paris, os miseráveis lêem e a qualquer momento podem iniciar uma revolução estudantil e mudar a forma como o mundo os trata, isso porque Paris não acabou, ela permanece dentro da cidades emergentes, ela permace criando estilo e cultura em proporções contrárias ao consumismo capitalista ela hiberna em um lugar nos nossos corações.
terça-feira, janeiro 25, 2011
Tempo 1
Medida de duração dos fenômenos, ou não, pois pode ser a medida de duração do nada, quando ocorre de não acontecer nenhum fenômeno, o tempo não para. O tempo é uma das coisas mais subjetivas da vida e muitas vezes temos que nos utilizar da filosofia ou de narcóticos fortes para compreender melhor do que se trata o tempo e de como ele impacta nossas vidas.
Todos tem tempo e só param de tê-lo quando morrem, ele é intangível, contínuo, irreversível, volátil, inelástico, perecível, irrecuperável e inegociável. O tempo transforma mas não se transforma, o tempo é o mesmo desde todo o sempre e assim terá sido, como será.
Já foram muitos poetas que tentaram escrever sobre o tempo. Desde Gil que o chamou de Rei, quanto Caetano que fez dele a sua oração, o tempo que move moinhos, dita rítmos e destinos. Vivemos num tempo de tempos partidos, de tempos corridos e mal vividos, então se não foram vividos, porque terá sido tempo se não foi tempo perdido? É como um desencontro qualquer que não se tornou encontro por falta de tempo.
terça-feira, dezembro 28, 2010
Quando a ética é eclipsada pelas entidades de classe
Certas profissões parecem viver sob um manto de proteção privilegiada: médicos, engenheiros e advogados são constantemente valorizados graças à força e à organização das suas entidades de classe. E nisso não há nenhum problema — é natural que grupos profissionais lutem por seus direitos e reconhecimento.
O dilema começa quando essas entidades ultrapassam os limites éticos, acobertando incidentes, blindando seus afiliados em situações delicadas ou, pior ainda, cultivando preconceito contra profissionais de outras áreas. Há também uma resistência velada — ou explícita — àqueles que escolhem não se submeter a essas instituições maiores.
Um exemplo emblemático é a famosa prova da OAB. Trata-se de uma entidade poderosa, influente e extremamente rica, que exige que bacharéis em Direito façam um exame extra para exercerem a profissão. Mas aqui surge uma pergunta legítima: por que alguém que já foi aprovado por uma universidade reconhecida pelo MEC precisa passar por mais uma prova? Não seria mais útil investir na atualização prática de todos os advogados do país? Ou essa exigência serve, no fim das contas, como uma fonte de receita para a própria OAB?
Vale lembrar que médicos e engenheiros lidam diariamente com situações que podem colocar vidas em risco — e, ainda assim, não precisam de exames adicionais para atuar após a graduação. A classe médica, por exemplo, não realiza provas como a da OAB, mas tampouco vemos mobilizações expressivas para melhorar as condições de trabalho desses profissionais. É como se criassem política onde deveria haver prática.
O que se dizer então dos sindicatos, que vira e mexe são denunciados por mau uso do dinheiro arrecadado de seus afiliados ou do corporativismo médico quando algum membro é denunciado em algum escândalo ou crime?
A confiança nas entidades de classe deveria nascer da ética, da transparência e do compromisso com o bem coletivo — e não apenas da manutenção de privilégios ou da blindagem de seus membros. Quando o corporativismo supera a responsabilidade social, enfraquece-se não só a credibilidade das instituições, mas também a confiança da população nos profissionais que delas fazem parte.
A reflexão que fica é simples e urgente: até que ponto essas estruturas estão defendendo a qualidade do serviço prestado à sociedade, e até que ponto estão apenas defendendo seus próprios interesses?
Enquanto não houver um debate amplo e honesto sobre as finalidades dessas exigências e dos mecanismos de controle ético, continuaremos assistindo à manutenção de sistemas que muitas vezes mais protegem o poder do que promovem a justiça.
Fecha na Prochaska
Enquanto o samba ia rolando solto e a Bandeirantes de Televisão batalhava alguns pontos na audiência contra a poderosa Globo, eis que a dupla de apresentadores Otávio Mesquita (recém incorporado a reporter) e Cristina Prochaska começam entrevistas arrebatadoras. Otávio, como o Reporter Morcegão e a linda Cristina ao seu lado.
Lá pelas 4:00 atrás do Morcegão uma dançarina mais ousada tira a parte de cima do biquini. Em tempos de ditadura militar, censura, bons costumes isso não era comum nem em baile de carnaval ao vivo. Rapidamente o diretor grita pelo rádio "- Aí não ... fecha na Prochaska!! ". O insistente camera man aumenta o zoom agora na parte de baixo do biquini e novamente o diretor grita "Fecha na Prochaska!". Eis que o biquini se vai num rápido movimento da entusiasmada dançarina. Desesperado o diretor grita "Na Prochaska.... na Prochaska meu filho !". O camera, que já estava pra lá de Bagda, aumenta o zoom. A tela é tomada por partes íntimas da bela, enquanto isso a constrangida Cristina Prochaska anuncia o fim do baile, enfim a cena é enquadrada corretamente. Em meio aos créditos o momento ainda é tenso num dos maiores marcos do fim da ditadura !
quinta-feira, dezembro 02, 2010
Herança Portuguesa
Ainda bem, imagem de viagens de circunavegação chinesas de Zheng He com os olhinhos puxados quando aportaram aqui em 1415 para nos colonizar, ao invés de bom bolinho de bacalhau, bolinhos de arroz, ao invés de uma linguagem poética um emaranhado de símbolos que demandariam muito mais anos na escola.
Com toda a valentia da empreitada chinesa, como mostram seus mapas cartográficos das américas muito antes de Colombo o que nos cabe é agradecer o convívio pacífico de árabes e portugueses quando da invasão moura na península ibérica. Foi graças a esse convívio que a técnica cartográfica árabe se juntou a técnica de navegação portuguesa. Contando com todo o financiamento e envolvimento de judeus, novos cristão eis então que surgiu a epopeia naval portuguesa que deu no litoral baiano em 1500, daí um sistema colonial que não foi dos melhores mas que deixou marcas fortes na nossa cultura e na miscigenação do nosso povo.
terça-feira, novembro 30, 2010
A alvorada no morro
Reinicía-se o velho movimento de gato e rato nessa briga sem fim.
Uma estranha sensação de temor ao futuro disfarçada de paz toma conta dos que tem uma visão mais pessimista da nossa dura realidade. Para os otimistas cabe recordar os tempos aprasíveis onde morros verdejantes eram sinônimo de pacata cidade, brincadeiras nas ruas, papos saudáveis nas calçadas, o morro da poesia está de volta ? Novos Cartolas vão colorir a vida humilde das encostas?
Gostaríamos de crer que sim, mas a realidade nos força a pensar em força policial sendo alvo de vingança, novos gerentes do tráfico se formando, novos quarteis se formando em outros lugares.
Enquanto houver consumo haverão distribuidores para as drogas, e subornos para encobri-los e armas para defendê-los. Mas que se aproveite os bons ventos da paz enquanto eles são as manchetes dos jornais.
Alvorada
Composição: Cartola / Carlos Cachaça / Hermínio Bello de Carvalho
Alvorada lá no morro, que beleza
Ninguém chora, não há tristeza
Ninguém sente dissabor
O sol colorindo é tão lindo, é tão lindo
E a natureza sorrindo, tingindo, tingindo ....
sábado, novembro 27, 2010
Flu contra o mal
Veja um pouco do que esta sendo armado para o campeonato nacional, só cabe ao Flu calar a boca da pauli-prensa e dividir com o Flamengo um bi-campeonato de cariocas.
Da série mundo em conflito - Haiti
Tristes Negócio do Brasil
O maior comprador (o Estado) compra R$42 BI abatendo da dívida anterior e sobram R$27 BI a serem pagos pela estatal ao Tesouro Nacional. Esse montante será disponibilizado para o BNDES financiar ... empréstimos para a Petrobrás.
Eu até acho que indústrias estratégicas devam estar parcialmente sob o controle do Estado, mas não de um governo ou de uma ideologia, o desmantelo do Estado com as privatizações do governo FHC, fizeram o círculo financeiro sem precedentes beneficiando unicamente as empresas privadas e financiadoras de campanhas eleitorais.
Seria bom que todas essas ações compradas pelo Estado realmente se valorizassem mas é cada dia mais penosa e cara a exploração no pré-sal e os dias de alta do petróleo estão contados com as pressões contra os combustíveis fósseis e as novas tecnologias de bio-combustíveis, energias eólicas, solares e motores magnéticos.
Ou seja nesse quesito o governo sistematicamente entra pra perder, mas com certeza alguém ganha !
UPPs
Sem dúvida que as UPPs melhoraram a condição de vida local, eu caminho sempre na subida do Andaraí e atualmente é uma paz, parece que estou em Paquetá. Para tudo isso dar certo o país tem que continuar a crescer, o desemprego a cair, o Estado tem que se fortalecer oferecendo serviços nessas regiões, porém o tráfico nunca vai acabar se o idiota do usuário não parar de financiar o crime com o seu baseadinho inocente.
sexta-feira, novembro 19, 2010
Um cenário confuso
Se isso está longe da realidade do famigerado DOPS, ou dos campos de Auschwitz, é bom saber tudo isso começo com aparelhamento ideológico do governo. Alguns imbecis apontam que a ditadura apenas se defendia do terrorismo ou de uma outra ditadura comunista, seja como for, não cabe a nenhum Estado a prática do assassínio de opositores a um eventual regime político-ideológico.
Paralelamente a isso tudo algumas restrições na imprensa, e notícias tendênciosas dão o ar de liberdade a um movimento inteiro de lavagem cerebral. Em contrapartida os opositores do regime tem intenções ainda piores para confundir o povo, o que dizer de um partido que esconde suas próprias origens como é o chamado DEM? Colaboradores da ditadura, lacaios do neo liberalismo norte-americano, defensores do coronelismo no Nordeste.
Está formado o campo fértil para um povo humilde, de pouca escolarização se confundir não só nas suas escolhas eleitorais, mas também nas suas opiniões. Ouço no dia-a-dia os pitacos mais esdrúxulos a respeito de tudo e todos, desde a tendência comunista de Lula até sobre a idoneidade de Sergio Cabral.
A vida segue e até essa confusão de opiniões me faz lembrar as origens dos regimes autoritários o nosso regime ditatorial sempre foi articulado nas edições dos jornais, nas salas dos Roberto Marinhos e não podia ser diferente dessa vez, pelo menos nesse momento os veículos estão divididos entre o populismo com enfeite de marketismo político e os factóides.
segunda-feira, novembro 08, 2010
"Suas atitudes falam tão alto que eu nem preciso ouvir a sua voz". Ralph Waldo Emerson, pensador americano
Tudo isso é fruto da era em que compartilhar informações e conteúdos relevantes se tornou prática recorrente dos relacionamentos da nossa sociedade. Para começar esse tipo de relacionamento vem mudando, não só os relacionamentos interpessoais, como também os relacionamentos entre meios de comunicação e público, Estado e contribuinte, empresas e consumidores.As novas tecnologias permitem às pessoas dividir suas experiências, o que dinamiza as escolhas a partir da experimentação concreta e real do outro.
Grandes marcas de produtos deixam de ser soberanas no controle de divulgação de benefícios e limitações dos produtos, a voz dos consumidores tem adquirido iguais proporções e com mais legitimidade, pois partem de uma experiência concreta de uso e de uma opinião isenta de interesses comerciais. Com isso novos produtos são criados com base no feedback dos usuários, novas marcar vão avançando sem necessidade de marketing agressivo.
Eu mesmo cheguei a comprar uma televisão Samsung e depois de problemas com a mesma, acabei influenciado por milhares de listas de discussão que clamavam por evitar comprar um produto de uma empresa que não está preparada a dar um bom atendimento aos seus clientes.
As empresas têm estruturas ainda muito voltadas para uma realidade antiquada, me lembra as empresas de informática antes do fim da reserva de mercado. Seus modelos de funcionamento estão estruturados sobre o velho privilégio de tempo entre a emissão de uma informação, o lançamento e a oferta de produto, e a resposta do consumidor. Hoje esse tempo (quando existe ) é cada vez mais curto, os consumidores de uma marca podem manifestar suas opiniões na mesma hora em que são abordados pelas informações, ofertas e propagandas. O que parece ser um movimento sem volta, pode mudar de vez o consumo em algo mas racional.
Uma empresa deve assumir que não é mais possível controlar o que é dito e nem a repercussão que essas informações podem gerar. Cuidar da imagem de uma empresa é cada vez mais cuidar da própria empresa, desde as condições de trabalho dos seus funcionários, até as emissões de poluição que se faz, sem esquecer da qualidade dos seus produtos e da usabilidade dos mesmos para o consumidor final. Enfim a voz será de quem paga a conta.
terça-feira, outubro 12, 2010
O vinho e o homem
sexta-feira, outubro 01, 2010
Policiamento comunitário
Trazendo para uma visão de parceria o intercâmbio com a comunidade a polícia pode fazer o seu trabalho de forma mais planejada, abordando a ocupação de território, em seguida é criada uma organização social básica de forma a manter a ocupação, grupos comunitário são chamados a ajudar na vigília, a sensação de paz rapidamente faz com que a população entenda que esse é o melhor caminho para ela. Em seguida entram programas sociais para promover melhoria na qualidade de vida é um salto rápido para incluir populações inteiras a escola pública, ao acesso a informação a moradia simples, mais digna, enfim é muito mais do que polícia atuando, porque é muito mais que combate a violência.... é praticar a segurança no seu compto mais geral ... segurança de moradia, segurança alimentar, segurança sanitária, segurança hospitalar, segurança de emprego para não dar oportunidades de uma volta ao passado.
Com a participação da comunidade a cooperação é automática no combate ao crime organizado e aos crimes pontuais tanto não acobertando a violência, quanto auxiliando sem medo o trabalho investigativo.
quarta-feira, setembro 22, 2010
Militante político no Brasil
Para o Gabeira, justo o concorrente.
Minha curiosidade foi tanta que voltei pra perguntar porque ele tava fazendo aquilo, a resposta veio na lata:
"Chefia é que se o Sergio ganhar no primeiro turno eu perco as diárias do segundo turno."
É, faz sentido!!
Reeducações
Passei atratar o stress de forma mais normal, dei tempo para meu corpo e minha mente, procuro agora fazer reeducação alimentar um nome apropriado para quem chegou a conclusão que não adiantar passar pelo stress de uma dieta e depois botar tudo a perder. Não me preocupo mais em botar tudo a perder porque o foco não é mais a redução de peso, é todo o processo de se manter equilibrado e saudável, com válvulas de escape sim mas bem controladas e sem stress.
Dentro das minhas reeducações estou num RPG, reeducação postural global nome pomposo para uma coisa simples, ajeitar o corpo para voltar a ter uma forma natural, pensar no corpo e no nosso movimento, se analisar.
Procurar em si mesmo a procura dos seus problemas ... é quase uma meditação. Reeduque-se !!!!
quinta-feira, setembro 02, 2010
Novo conceito de mobilidade
Toda essa prosperidade gerada pelo uso dos carros tem um preço altíssimo para o meio ambiente, o uso de combustíveis deixou um legado de polução do ar irreparável, arrasou com a qualidade de vida de conglomerados urbanos, deixou para tras pilhas de carcaças que não são um tipo de lixo de fácil descarte.
Uma nova forma de ver o mundo obrigatóriamente tem que repensar o transporte, optando pelo transporte coletivo, mas é inegável que a sociedade não pode viver sem os carros, para isso os conceitos devem mudar.
Os carros modernos devem continuar sendo concebidos em vários tamanhos para várias necessidades, porém a tendência ao "Fit for You" deve nos levar a modelos mínimos, ideais para necessidades pequenas de pessoas jovens, sem filhos com limitações financeiras, isso faz com que desde a compra (com preços pequenos e muitas perstações) até a manutenção, tudo seja pensado em economia.
Modelos familiares e esportivos tem que ter a mesma consciência de baixo consumo, mesmo que em detrimento a robustez e ao desempenho. Isso deve ser uma norma a ser imposta às indústrias. Todo um aparato tecnológico deve ser oferecido para compensar essas perdas.
Carros mais confortáveis, sendo usados como um centro de informações conectados ao mundo, televisões, auto comando, celulares, aparelhagem de som e imagem, sistemas de navegação, computadores, tudo com o objetivo em equilibrar conforto com sustentabilidade e tornar a vida dentro do veículo mais prazeirosa.
O consumo de combustível deve ser repensado, sistemas inteligentes deve intercambiar fontes renováveis, energia elétrica, e combustíveis fosseis conforme a necessidade de transito, todos os veículos podem vir equipados com bicicletas dobráveis de modo a garantir locomoção em perímetros urbanos de fluxo conturbado onde o consumo aumenta consideravelmente.
Dessa forma podemos pensar num mundo mais inteligente, sustentável e sem abrir mão de uma das maiores revoluções da sociedade industrial.
segunda-feira, julho 19, 2010
Geração Y
Foram esses alienados que fizeram uma revolução na cultura e nos costumes do mundo. Nas décadas de 50 e 60 prometeram ao mundo que iam mudar tudo, e tinha espaço para isso uma vez que seus pais arrasaram o mundo com guerras. Mudaram muita coisa, é certo, mas o mundo continuou mergulhado em disparidades e um ceto conformismo com o que estava errado. Chegaram os da geração coca cola nos anos 70 e 80, cheios de energia, educação, comunicação e .... não tocaram no teor mais cruel do mundo. Mas mesmo assim conseguiram deixar sua marca, a partir daí ficou um vácuo de iniciativa, loucura e idealismo, quem não morreu de AIDS ou overdose, ficou em casa vendo TV, criou-se a geração dos vídeo games, dos mundos virtuais, dos acomodados e eles chegam agora aos mercados de trabalho, com a energia dos que tem pouca idade e nenhuma experiência. Tentando recuperar o tempo perdido eles são multitarefas, tem dinamismo e sabem como ninguém ter o dinamismo, a flexibilidade e a criatividade para ... se não mudar o mundo, pelo menos fazer a roda rodar.
A geração Y é definida com por um amigo como aquele recém formado, que nunca precisou correr atras de nada, que nunca precisou ir a uma agencia bancária e que quando é pedido para que ele faça uma planilha simples ele não consegue fazer sem colocar filtros, link com a Web, formatação dinâmica. No fundo a planilha não funciona, mas ela é cheia de recursos.
É preciso fazer uma transmissão de valores, é preciso fazer entender que a vida não é simples e que amigos não são contatos que temos na rede social. São muito preparados para usar a tecnologia, tem pressa, querem crescer rápido, sã bem preparados mas... não tem tanta qualidade no trato humano.
sexta-feira, julho 09, 2010
Sistema de comunicação de massa X opinião pública
O grande revés disso está cada vez mais fortalecido, e seria mais, não fosse o, "democrático mundo da internet" tão mal utilizado com correntes, spams e outros males do século que vão acabar por mina toda a qualquer informacão.
Na contra mão dos veículos de massa passaram a cicular emails em correntes tão fortes e vastas que também fazem uma mentira virar verdade e vice-versa. Site oficiais, blogs, redes de relacionamento vieram para expor a verdadeira opinião pública e um dos primeiros revezes sofridos e que ficou aparente para a mídia brasileira, foi a falsa verdade do movimento mundial "Cala a boca Galvão". Um marco histórico da comunicação moderna brasileira.
Veja um exemplo de manipulação à moda antiga e um contra ataque que foi a meu ver o melhor momento da televisão brasileira em todos os tempos.
http://www.youtube.com/watch?v=8DapVma1Ueg
http://www.youtube.com/watch?v=dVln407XqH4&NR=1
Estude sobre o "Cala Boca Galvão"
http://gazetaweb.globo.com/v2/noticias/texto_completo.php?c=207289
http://www.youtube.com/watch?v=bdTadK9p14A&feature=related
A tortura do Power Point 2
Existem os bons textos, as boas idéias escritas com o nome de outras pessoas (em geral mais famosos como a Martha Rocha, o Jabour e etc), existem criadores de Power Point profissionais que vendem idéias e produtos, existem campanhas de marketing para construir ou destruir uma imagem a partir de falsas verdades disseminadas numa apresentação bonita e nem sempre convincente. Nada na internet é seguro, tudo passa a ser distorcido quando se torna exorbitantemente disseminado, até uma mentira, fantasiada de um Power Point.
domingo, março 28, 2010
Emoticons
[]'s Abraços
:-(#) Aparelho dentário
(:-O Assustado de chapéu
:-)' Babando
:-)> Barbudo
B-) Batman
:-x Beijinho
:-# Beijo (1)
:-* Beijo (2)
:-X Beijo (3)
:-V Berro
:-{ Bigode (1)
:-#) Bigode (2)
I-O Bocejando
(:-) Calvo
(-: Canhoto
<¦-) Chinês (1)
<|-) Chinês (2)
:-O Chocado
:'''-( Chorando muito
:'-( Chorando
X-) Com vergonha ou tímido
:-P Dando língua
d:-) De boné
d:-P De boné, dando língua
|-( De madrugada
:-e Desapontado
i-) Detetive
:-¶) Dor de dente
|-) Dormindo
*-) Drogado
5:-) Elvis Presley
@}-- Enviando uma rosa para alguém
_,,,^._.^,,,_ Espiando por cima do muro
_m (o_o) m_ Espiando por cima do muro
B-) Estou feliz e de óculos
:-/ Estou perplexa
X-) Estrábico
:-V Falando
:-) Feliz
/:-) Francês
:-i Fumante (1)
:-Q Fumante (2)
:-? Fumante de cachimbo
:-j Fumante sorrindo
:-II Furioso
:-D Gargalhando (1)
:-)))) Gargalhando (2)
8:) Gorila
:-6 Gosto azedo
:-)X Gravata borboleta
:-*) Gripe (1)
:-,) Gripe (2)
:-@ Gritando
:-| Hmmmph!
:-0 Impressionado
:-/ Indeciso
:-" Lábios franzidos
:-T Lábios selados
:-9 Lambendo os lábios
:-& Língua presa
§ô¿ô§ Lord Inglês ou Judeu
:-| Macaco
%+( Machucado
(:-x Mandando beijo
(:-... Mensagem de partir o coração
:-p Mostrando a língua
:-)) Muito feliz
:-c Muito infeliz
:-(( Muito triste
:+) Narigudo
:^) Nariz deslocado
:^) Nariz quebrado
R-) Óculos quebrados
:-o Oh,não!!
.-) Olho fechado
8-} Olho gordo
?-) Olho roxo
{;V Pato
Pergunta estúpida
;-) Piscando
:8) Porco
(-) Precisando de um corte de cabelo
=:-) Punk
:-C Queixo caído
:-t Rabugento
:*) Resfriado
|-] Robocop
O:-) Santo
|:-) Sombrancelhas espessas
>:-) Sorriso diabólico
:-7 Sorriso irônico
(:-( Triste (1)
:-( Triste ou com raiva
:-( Triste (2)
:-} Usando batom
d:-) Usando boné
Cl:-) Usando chapéu coco
[:-) Usando headfones
8-) Usando óculos (1)
::-) Usando óculos (2)
]:-) Vaca
:-} + :-) = (_)> Vamos tomar um chopinho
:-[ Vampiro (1)
:-|< Vampiro (2)
:-< Vampiro (3)
:-)= Vampiro(4)
:-|| Zangado
sábado, março 20, 2010
A vitória dos perdedores
Para ajudar a entender isso usarei das palavras do mestre Darcy Ribeiro e do próprio exemplo dele:
"Fracassei em tudo o que tentei na vida
Tentei alfabetizar as crianças brasileiras, não consegui.
Tentei salver os índios, não consegui.
Tentei fazer uma universidade séria e fracassei.
Tentei fazer o Brasil desenvolver-se autonomamente e fracassei.
Mas os fracassos são minhas vitórias.
Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Salve DARCY RIBEIRO, um gênio, um herói ... um vencedor!
Pressão alta
O corpo vai ficando sobrecarregado, das gorduras que vão se criando por uma alimentação ruim, sobrecarregado das nossas preocupações e ansiedades, temos tendência a acumular coisas, tarefas e quilos que não nos deixam caminhar, largar o que não precisamos é um exercício de reflexão, comer o que não nos é necessário é parte desse exercício.
Tentamos colocar a culpa em fatores genéticos, em algo que nem mesmo sabemos definir muito bem, o tal do stress, parece ser uma entidade externa a nós mesmo, não é ! Stress é algo que nos incomoda e que pede uma reação, sempre existirá e não temos como controlar ou definir exatamente quando vai ocorrer, o que temos que fazer é aprender a lidar com ele.
Pressão alta é uma combinação de fatores que causam desequilíbrio do organismo, como querer equilíbrio, se a mente é obcecada, a comida vem em excesso, a água é escassa mas se acumula como nossas ansiedades e preocupações. Não tendo meios de extravasar as coisas que nos desequilibram, o que nos resta é viver em desalinho. O tratamento disso tudo é nos colocar nos eixos, isso requer força de vontade ... reflexão e um tanto de sacrifício para não vivermos exatamente da forma como a sociedade quer.
quinta-feira, abril 17, 2008
A Conquista do Dedo de Deus
Ascensão Arrojada
Pela primeira vez a bandeira brasileira tremula no "Dedo de Deus".
Telegrama que acabamos de receber de Therezopolis informa-nos da arriscada expedição que fizeram ao Dedo de Deus os arrojados excursionistas José Teixeira Guimarães, José Américo Oliveira Junior, Accacio José Oliveira, Raul Carneiro e Alexandre José Oliveira, que deram mostras de grande arrojo na perigosa empresa, e também de bello patriotismo, desfraldando naquelas alturas, virgens de vestígio humano, o auriverde pendão brasileiro.
É a primeira vez que a nossa bandeira fluctua em tão grande altitude.
Fonte: Jornal "Correiro da Manhã", 09 de abril de 1912 (terça-feira)
A Primeira ascensão ao "Dedo de Deus"
De Therezopolis escreve-nos o conceituado capitalista sr. Joaquim Freire, que assistiu á ascensão dos primeiros excursionistas que conseguiram galgar os ásperos cimos do "Dedo de Deus".
"Escrevo-lhe com o espírito incendido e o coração transbordando alegria pelo acontecimento que hoje abalou os que, em Therezopolis, se interessam pelos feitos úteis.
Hoje, dia 8, ás 11,45 da manhã, foi galgado o cimo do grande obelisco conhecido pelo nome de "Dedo de Deus", que na cordilheira dos òrgãos desafiava as audácias humanas.
A escalada do imponente obelisco, que até hoje era reputado inacessível, só não abalará o mundo scientifico por ter sido feita por meros touristes, sem maiores preocupações.
A´s 11.45, ascenderam o cimo; ás 12,40 fincavam a primeira bandeira branca, e á 1 hora içaram a bandeira nacional.
Devo dizer-lhe, sem vaidades, mas intima satisfação, que fui eu quem primeiro desvendou os felizes profanadores do segredo que a Natureza tão avaramente escondeu nos píncaros daquela pedra.
Fui esperal-os à saída da picada, por onde haviam penetrado na serra e vi, com bastante magua, que entre alguns amigos delles só eu representava o elemento veranista.
Conduzi-os ao Hotel Hygino, onde bebemos uma taça de champagne.
Remetto-lhe uma "magnólia silvestre", colhida no cimo da pedra, onde há alguma vegetação e muita pedra solta.
Na próxima quarta-feira serei portador das photographias dos cinco heróes.
Será o Correio da Manhã o primeiro a estampar o retrato dos arrojados excursionistas, como foi o primeiro a receber a nova extraordinária ascensão."
Fonte: Jornal "Correio da Manhã", 10 de abril de 1912 (quarta-feira)
Pesquisa: Acervo da Fundação Biblioteca Nacional.
por: Claudio Aranha
Nota: A pesquisa foi motivada por dúvida acerca da real data em que ocorreu a conquista do "Dedo de Deus", já que alguns textos informam ter sido o dia 08 de abril e, outros, em maioria, reportam o dia 09 de abril de 1912. Da fonte consulta, não resta dúvida quanto a ser o dia
08 de abril de 1912, uma segunda-feira, o dia da conquista. Ocorre que, por motivo que desconhecemos, a comemoração da conquista no dia nove se tornou uma tradição entre os montanhistas. Fica como registro histórico a matéria publicada no Jornal "Correio da Manhã",
solicitando-
quinta-feira, novembro 02, 2006
Ao meu filho
Meu filho sou eu, mesmo que um pouco dentro da própria alma dele.
Escrever é transbordar
Essa gotinha no mar, do nosso próprio tempo é uma coisa ínfima no oceano da história. É o transbordar dessas gotas, que me fazem escrever o que minha mente não comporta dentro da cabeça. Acho que uma necessidade de me expressar, me fazer ter forças para escrever mesmo sem saber se alguém vai ler.