domingo, junho 09, 2024

Deus 1

Afinal o que é DEUS ? Através dos séculos crenças e religiões tentaram traçar uma imagem para entender o que é DEUS? Obviamente há uma tendência natural de imaginá-lo como uma figura humana, supremo de toda a sabedoria mas enérgico pintou-se Deus como um senhor de meia idade, branco, de cabelos e barbas brancas, simbolizando uma suposta pureza, longevidade e sabedoria; forte e musculoso para demonstrar todo o seu poder. Mas porque diante de toda a natureza ele deveria ter a forma humana, algumas crenças o pintam como um animal, de uma Salamandra a um Caramujo e porque então não teria ele a aparência de uma tartaruga ? 

As dúvida e inquietudes vão muito além das aparências de um Deus, sua forma de atuar como sendo um pai bom e amoroso ou um mestre que nos dita cada caminho a seguir. Acompanhando nossas atitudes como quem nos controla como marionetes ou apenas um Criador que definiu Leis e processos naturais que nos rodeiam e a qual estamos sujeitos ? Isso porque nem entramos ainda no mérito mais básico que é sobre a existência de Deus, uma inquietude pertinente nessa reflexão, mas partimos do pressuposto básico de que se existe criação, existe um criador...

Poder da criação já seria por si só algo que nos faz divagar ao longo da existência humana, se pensarmos no Universo então ... Microcosmos e Macrocosmos seria tudo uma coincidência natural ? Ou somos o fruto de um poder criador inteligente? Saindo agora de uma discussão sobre a imagem de Deus e de uma tendência a querer humanizá-lo ... existe uma inteligência única dentro dos milhares de processos naturais que já conseguimos conhecer ? Somos fruto de uma criação ? Se fomos gerados espontaneamente, e regidos por algumas Leis gerais, o que ou quem definiu essas Leis ? Se fomos criados por um Deus ... quem criou o próprio Deus? Seria ele o conjunto de tudo o que não podemos compreender ? Assim como a fé é o poder que não controlamos... 

Pensamos num Deus supra humano numa tentativa de nos reconhecer Nele (e lá vem o narcisismo humano de tentar suas próprias imperfeições sempre!), mas isso ocorre por pura incompetência nossa de conseguir imaginar  algo que não conhecemos, Deus pode ser simplesmente uma energia criadora de magnitude imensa a ponto de criar e acompanhar toda a sua criação, Ele pode também ter criado regras, Leis que funcionariam em todo o universo e toda a existência estaria sujeito a essas regras, ditariam o conhecimento divino e através delas tudo seria orquestrado sem necessariamente uma interferência direta de Deus , algo como por exemplo a Lei da gravidade que existe em menor ou maior grau influenciando por onde se vá no Universo, desde os átomos, até os astros, todos os corpos estão sujeitos a essa "ação de Deus" e de seu conhecimento.  E como tentar conhecer algo que não está presencialmente diante de nossos olhos e que seja muito maior que a nossa capacidade intelectual? Como amar algo que não conhecemos bem ? É como amar uma pessoa, criamos um sentimento por algo que conhecemos e criamos expectativa por algo que supomos conhecer.

Conhecer um Criador a partir de sua criação é um caminho viável na maioria dos casos, é como tentar entender a psicologia de Leonardo Da Vinci a partir de seus escritos, suas pinturas, o lugar onde viveu , temos muita coisa palpável para trabalhar, mas devemos ter um pouco de imaginação para tentar conceber um pouco como era o gênio a partir de seu trabalho. É uma pesquisa semelhante que tentamos conduzir para entender Deus. A partir de sua obra divina, buscar entendê-Lo. Mas onde estaria a obra de Deus? Espalhada pelos quatro cantos do mundo ? Por todo o Universo? Nas coisas mínimas? Se entendermos um Deus criador de tudo, em tudo existe uma partícula divina. Teríamos que compreender toda a física, a química e a biologia  a partir dos processos matemáticos para entender um pouco que que é Deus? É claro que um cientista opera nesse caminho há milênios, mas e se quisermos entender os sentimentos?  Porque ir buscar no mundo subatômico se podemos começar com algo muito perto de nós ? Porque não supor que a inteligência humana deriva de uma inteligência de seu Criador para que possamos dentro de nosso micro cosmos traçar paralelos com Deus e compreendê-lo mais? Se Deus nos criou, decerto existe uma partícula Divina dentro de cada um de nós e dentro de cada coisa nesse universo vasto e complexo. E aí está algo para nos aprofundar em pesquisa. Tão perto, e tão distânte, teoricamente Deus está dentro de nós, porque nã começar por entender a nós mesmos? Ou em coisas que estão por perto, no nosso cotidiano, na natureza que nos rodeia? Onde e quando reconhecemos Deus? Estamos aptos a fazer essa pesquisa, a descobrir aos poucos sobre essa energia que supõe-se que tenha nos criado? Será que podemos nos decepcionar por não chegar a lugar nenhum ou a chegar em algum lugar que não poderemos compreender?

Se pararmos para pensar e reconhecer onde vemos seria um caminho fácil para encontrar  Deus. Mas é preciso ficar atento para ter certeza de que  estaremos reconhecendo Ele realmente com os nosso olhos, ouvidos e ... Sentimentos. Estamos como olhos , ouvidos e sentimento atentos para captar Deus em cada coisa ? Ou passamos batidos por ele em 99,9% do nosso tempo? Porque se Deus está em tudo, é possível  sentir sua presença na natureza, nas relações humanas, no amor, no carinho e no ódio. Aonde você viu Deus ? No abrir de olhos diário, numa mãe dando aconchego ao seu filho? Num ato de ternura, na compreensão das tais Leis? Nas religiões  que definem  Deus tanto sendo um senhorzinho barbudo quanto um caramujo? Nas suas atitudes diárias? Onde está o Seu Deus ?